Coordenadas polares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Olhar o mundo a nossa volta e compreendê-lo, interagir e participar criticamente dos rumos de nossa sociedade e do meio ambiente, contribuindo para o bem comum, são apenas algumasdas atribuições que temos como cidadãos. Nesse sentido, o conhecimento matemático é essencial.
Ler e interpretar criticamente informações apresentadas de diferentes formas, provenientes dos maisdiversos meios de comunicação, tomar decisões baseadas em constatações matemáticas, como escolher entre comprar a vista ou a prazo, financiar ou adquirir um consórcio, são exemplos da importância daMatemática em nossas vidas.
No que diz respeito às tecnologias, fica ainda mais evidente a participação de idéias e conceitos matemáticos.




















2 OBJETIVO

Podermostrar e identificar através dos conceitos Matemáticos apresentados através dos estudos e pesquisas feitas sobre COORDENADAS POLARES, a grande importância que elas exercem no nosso dia a dia ecomparar através de cálculos e figuras demonstradas do seu desempenho original e formal.





























3 COORDENADAS POLARES


Dado um ponto P do plano,utilizando coordenadas cartesianas (retangulares), descrevemos sua localização no plano escrevendo P=(a,b) onde a é a projeção de P no eixo x e b, a projeção no eixo y. Podemos também descrever alocalização de P a partir da distância de P à origem O do sistema e do ângulo formado pelo eixo x e o segmento OP, caso P≠O. Denotamos P=(r,θ) onde r é a distância de P a O e θ o ângulo tomado no sentidoanti–horário, da parte positiva do eixo Ox ao segmento OP, caso P≠O. Se P=O, denotamos P=(0,θ), para qualquer θ. Esta maneira representar o plano é chamado Sistema de Coordenadas Polares.Figura 1: Representação de coordenadas polar

•...
tracking img