Coord.vendas

449 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

NOTAS SOBRE O TEXTO

RIO BRANCO – AC

2009

EMILE DURKHEIM

NOTAS SOBRE O TEXTO

Trabalho apresentado pelo discente Elizeu da Silva Loureiro, na disciplina de Sociologia III, para composição da nota de N1.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de Ciências Sociais

Profª. : Geovânia

RIO BRANCO – ACRE

2009
FATO SOCIAL

São tipos de conduta ou de pensamento que não são apenas exteriores ao indivíduo, mas são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, quer queira quer não. Quando pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos. Pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação.
A pessoa quando nasce, já lhe é imposto um nome, o qual ela não escolheu. Tudo já estar preparado, como ela deve se comportar, as normas a seguir, ou seja, há um padrão, um modelo de vida a seguir, e o que essa pessoa fizer fora desse padrão, ela estará sujeita a sofrer pressão da sociedade.
Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa, existindo antes dele, é porque existem fora dele. Se uma pessoa nasce em uma família cristã, certamente ela irá ser cristã, porém se essa criança for levada para um país islâmico, ela receberá esta doutrina provavelmente.
Maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresenta a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. Cada indivíduo deve consultar o código das regras e normas de sua sociedade e seus intérpretes autorizados. Não é possível eu falar outro idioma que meus compatriotas ou usar outro tipo de moeda.
Ordem de fatos que consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.
A maioria de nossas idéias e tendências não são

Relacionados