Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O momento é marcado por profundas modificações atinentes ao Cooperativismo, especificamente as que atuam no ramo de infra-estrutura, dentre as quais estão inseridas as cooperativas do segmento de eletrificação rural.
As necessidades de modificações no sistema funcional são determinantes para que possam atuar na distribuição de energia elétrica devidamente regulamentadas perantea legislação do setor elétrico brasileiro, mantendo sua característica principal que é a preservação do ato cooperativo e; também se configurar como prestadora de um serviço público, com permissão federal.
A questão da profissionalização, da gestão organizada e do cumprimento às exigências legais do setor público, muitas vezes gera conflitos com as prerrogativas prévias existentes nasatividades de uma cooperativa relativas as práticas adotadas com seus associados.
Neste sentido, modificar ou adequar toda uma história de lutas e conquistas a uma nova realidade de mercado apresenta barreiras quase intransponíveis as quais devem passo a passo ser transpostas.
Esta realidade é determinante no sentido de que o atendimento a anseios, solicitações e reclamações dos associados deve agorase enquadrar a metodologia praticada por este novo modelo de gestão.
Estabelecerei correlações entre as exigências do órgão regulador ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) perante a empresa “cooperativista”, ao mesmo tempo avaliando os impactos iniciais dessa nova implementação.
Este caminho de adequação e aprendizado é árduo e lento visto que traz mudanças profundas a várias situaçõesexistentes os associados e a estrutura cooperativista.

















2 HISTÓRICO DO COOPERATIVISMO


A cooperação sempre existiu nas sociedades humanas, desde os povos mais antigos (a.C.), já praticavam a cooperação na luta pela sobrevivência, às crises econômicas, políticas e sociais, bem como as mudanças.
O cooperativismo é resultado de séculos de evolução do homem notocante à associação coletivista, com o intuito à sobrevivência ou viver melhor frente à adversidade que cada época apresenta.
Desde a pré-história, até o início de nosso século, encontramos formas rudimentares de associações de pessoas. Isso demonstra que a cooperação tem sido uma constante no ser humano, através dos tempos.
A cooperação sempre existiu na história humana, como uma alternativa desobrevivência ou uma solução para os momentos de crise. Em um desses momentos, que corresponde ao início da Revolução Industrial, surgiram vários pensadores que idealizaram novas formas de organização da sociedade, por acharem que a organização que estava se consolidando (capitalismo) não era satisfatória ao atendimento das aspirações da sociedade como um todo. Dentre esses homens, destacam-separa o Movimento Cooperativista, Robert Owen (1771-1858) na Inglaterra, e François Marie Charles Fourier (1772-1837), na França, que idealizaram novas alternativas frente ao cenário que estava se formando, criando mecanismos que mais tarde se consolidaram como Princípios do Cooperativismo. Tanto Owen como Fourier tiveram experiências práticas onde puderam aplicar sua teoria.
Após toda essa evoluçãohistórica em 21 de dezembro de 1844, em Manchester, na Inglaterra o cooperativismo teve seu início. Neste dia, 27 tecelões e uma tecelã depois de muito discutirem sobre as possíveis soluções de seus problemas de sobrevivência e suas precárias condições econômicas, resolveram fundar a “sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”.
Sob a influência direta de Carlos Howcarter, discípulo de RobertOwen, com o capital de 28 libras economizadas no decorrer do ano de 1844, no dia 24 de dezembro do decorrente ano inauguraram o armazém cooperativo no Beco do Sapo. A primeira cooperativa de consumo da história que oferecia uma pequena quantidade de manteiga, farinha de trigo e aveia.
Este movimento espalhou-se por toda a Europa e em 1881 existiam em média mil cooperativas de consumo com cerca de...
tracking img