Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Cooperativismo é uma associação autônoma onde todos trabalham com um único objetivo, o de crescer, trabalham de forma solidaria, com igualdade e sempre com muita união entre aspessoas, muita justiça e ética.
As Cooperativas de Credito é constituído por pessoas de natureza jurídica e própria.
Na sociedade cooperativista encontramos valores fundamentaiscomo a busca de propósitos e interesses das pessoas com ajuda mutua participação de todos em busca de um resultado comum, trabalhando de forma conjunta responsabilidade, igualdade, sempre sendosolidário, participativo. Isto faz com que seja mais fácil a solução dos problemas e a satisfação do interesse coletivo seja alcançado na troca de idéias e nas discussões entre as pessoas.O cooperativistapratica o mutualismo, isto é, provê, enquanto associado, os recursos necessários para serem aplicados no objeto social da entidade, em beneficio do próprio grupo ao qual pertence.
Oscooperativistas tem sempre sua visão focada na honestidade, uma preocupação com a responsabilidade social preocupa-se muito com seu semelhante.

Cooperativas
Em 1844, na Cidade Inglesa de Rochdalesurgiu a primeira cooperativa que se tem noticia. Era uma cooperativa de consumo fundada por 28 tecelões.
A idéia da cooperativa era promover uma ampla mudança estrutural, que pudesse resultarem melhores condições de trabalho para os proletários.
A primeira Cooperativa de credito foi surgida em 1848, na Alemanha, a qual foi nomeada com o nome de seu fundador Sr. FriedrichWilhelm Raiffeisen. As cooperativas Raiffeisen eram tipicamente rurais e são bastante populares ainda na Alemanha.
As cooperativas parecidas com as que conhecemos atualmente foi fundado por outroalemão em 1850, Sr. Herman Schulze. Estas cooperativas já previam o retorno das sobras líquidas proporcionalmente ao capital. .Mais à frente na Itália, em 1865 as Cooperativas do tipo Luzzatti...
tracking img