Cooperativa de compras: uma solução para a sobrevivência dos pequenos supermercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COOPERATIVA DE COMPRAS:
Uma solução para a sobrevivência dos pequenos supermercados

Janaina Aparecida Fonseca
Luis Fernando Ferreira de Almeida
Ronildo Fonseca

Orientador: Profª Joslaine Chemim Duarte

CURITIBA
2009

RESUMO

O artigo analisacomo a formação de uma Cooperativa de compra pode reverter uma tendência negativa de desempenho de pequenas empresas na competição de preços contra grandes corporações. Ao avaliar esta situação pretende-se evidenciar a realidade com que se defrontam os pequenos mercados e os principais ganhos que podem ser obtidos com este processo.

Palavras-chaves: Cooperativas de compras, mercados, competição,empregos.

ABSTRACT

The article analyzes how the formation of a cooperative purchasing can reverse a negative trend performance of small firms in price competition against large corporations. In assessing this situation it is intended to highlight the reality facing the small markets and major gains that can be obtained with this process.

Key words: Purchasing cooperatives, markets,competition, jobs.

INTRODUÇÃO

Com a abertura do mercado brasileiro para a entrada de empresas estrangeiras ocorridas no inicio da década de 1990, ocorreu o fato de muitos grupos após se instalarem no país começarem a fazer aquisições de outras empresas. Este fato pode ser mais bem identificado quando se analisa as redes de supermercados onde estes importantes acontecimentos, pressionaramas empresas a buscar alternativas para enfrentar novos desafios como a globalização e a competição com grandes empresas internacionais, situação que ameaçou a estabilidade e chegou a decretar o desaparecimento de inúmeras empresas, principalmente de menor porte, que desprovidas de um sistema de administração estruturado e gerenciadas, a maioria das vezes, de forma empírica, não restando a essasempresas outra alternativa que não fosse o corporativismo, para buscar de forma conjunta novos meios de sobrevivência e novas práticas gerenciais, visando sua manutenção no mercado e a obtenção de vantagens até então relegadas a um segundo plano.
Resultando das tentativas dos pequenos comerciantes em se unir busca de melhores condições, surgiram as cooperativas. O cooperativismo fornecevantagens competitivas de mercado no sentido de eliminar obstáculos que podem ocorrer quando os membros adentram no mercado de forma independente.
Através das cooperativas os associados podem concentrar as suas compras, planejar em conjunto o trabalho de pesquisa e aquisição dos produtos a serem comercializados. O planejamento conjunto de compras é aplicado fortemente aos produtos e os lucrosretornam às empresas na proporção de suas compras, ou seja, quanto maior o número de itens adquiridos conjuntamente e seu volume comprado, maior serão os ganhos de negociação e as vantagens de realizar transações através da central de compras.
O Cooperativismo fortalece pequenas empresas, produtores de pequeno porte, entre outros. Levou-se em consideração a dificuldade que os pequenossupermercados possuem em adquirir insumos com um custo de compra que possibilite acompanhar os preços de venda das grandes redes de super e hipermercados.
Portanto, tema foi adotado para demonstrar os benefícios de cooperativas de compras como uma solução para a sobrevivência dos pequenos supermercados. Tal tema visa trazer soluções para o problema enfrentado pelos pequenos supermercados: Comocompetir com as grandes redes de supermercados?
O principal objetivo é apresentar os benefícios que as cooperativas de compras podem trazer para a sua sobrevivência. Para chegar ao objetivo maior teve-se como objetivos específicos:
-demonstrar a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos;
-evidenciar os resultados que podem ser obtidos através dessas...
tracking img