Convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
07/02/2013

Curso: Gestão de RH
Prof: Francisco Henrique Costa
é

ÉTICA E POÉTICA

Destaque
Apresentação pessoal. Introdução à Temática. Objetivo geral. Os problemas da ética.

Os Problemas da ÉTICA
Todos sabemos o que é ética, mas temos dificuldade em explicar quando alguém nos pergunta.

1

07/02/2013

ÉTICA E MORAL
O problema da ação e dos valores. Situações do dia a dianos levam a tomar decisões frequentemente. Critérios tili d C ité i utilizados: o que consideramos id bom, justo ou correto. Julgamento Moral: orientador de nossa ação e das demais pessoas.

ÉTICA E MORAL
“A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal do justo e do injusto e de outras mal, qualidades morais”.Aristóteles (Política, UNB 1995) PARA ARISTÓTELES: O ser humano age de acordo com valores ou determinados códigos morais.

ÉTICA E MORAL
O ser humano é um ser moral: avaliamos nossa conduta a partir de códigos e valores morais. Ou seja: o que é bom e o que é justo para o indivíduo depende do que é considerado bom e justo para determinado grupo de pessoas.

2

07/02/2013

ÉTICA E MORALDistinção entre Ética e Moral: MORAL: do latim mos, mor – costumes. É o conjunto de normas que orientam o comportamento humano. t t h Estas normas são determinadas pela sociedade ou cultura a qual o indivíduo pertence.

ÉTICA E MORAL
Como existem diferentes culturas os códigos morais variam de comunidade para comunidade. Questões fundamentais da moral: - Que valores devo escolher paraguiar minha vida? - Que tipo de atitude devo praticar como pessoa e como cidadão?

ÉTICA E MORAL
ÉTICA: do grego ethikos – modo de ser, comportamento. Compete à ética investigar como a moral está fundamentada e como ela se aplica na vivencia social. A ética examina criticamente as origens do comportamento moral dos indivíduos e das sociedades e sua plicabilidade.

3

07/02/2013CONCEPÇÕES ÉTICAS
ARISTÓTELES E A ÉTICA GREGA: O fim último do ser humano é a felicidade. Todos T d os seres h humanos b buscam a felicidade através de suas ações.

CONCEPÇÕES ÉTICAS
A felicidade é mais do que sentir prazer em determinados momentos de nossa existência. Não se limita ao prazer das sensações ou o prazer proporcionado pela riqueza e pelo conforto material.

CONCEPÇÕES ÉTICAS
Afelicidade só pode ser alcançada na vida teórica através da razão. A essência da felicidade só pode ser realizada de forma consciente consciente.

4

07/02/2013

Filmes

Nome do vídeo: Ilha da Flores ç Duração: 4 minutos.

CONCEPÇÕES ÉTICAS
ÉTICA CRISTÃ E A ÉTICA GREGA PRINCIPAIS DIFERENÇAS: - Não é racional: a perfeição moral e a felicidade não se alcança pela razão, mas razãoatravés do amor a Deus.

CONCEPÇÕES ÉTICAS
- É subjetiva: a vivência ética é pessoal e sua pratica depende da relação entre o individuo e Deus.  Portanto não depende da condição sócio Portanto, sócioeconômica do indivíduo. No sentido cristão para a ética a condição social do indivíduo tem pouca ou nenhuma importância.

5

07/02/2013

CONCEPÇÕES ÉTICAS
- Ética e Livre-arbítrio: O serhumano é responsável por suas escolhas pessoais. O homem exerce sua lib d d através d h liberdade t é do livre-arbítrio e pode usa-la para o bem ou para o mal. A liberdade é pessoal, subjetiva e individualista.

CONCEPÇÕES ÉTICAS
Ética Antropocêntrica ou Iluminista: A Moral e a Ética deve ser fundamentada não mais nos valores religiosos, mas a partir da compreensão do que é a natureza humana.CONCEPÇÕES ÉTICAS
Immanuel Kant e a Ética do Dever: 1724-1804. A razão humana é legisladora e capaz de elaborar normas universais. universais Segundo ele as normas morais têm sua origem da razão.

6

07/02/2013

CONCEPÇÕES ÉTICAS
Vivenciamos as normas morais quando utilizamos a razão e exercemos nossa liberdade. Um ato só pode ser considerado moral quando praticado de forma...
tracking img