Convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mary Richmond


As origens do Serviço Social estão fincadas na assistência prestada aos pobres por mulheres piedosas, alguns séculos atrás logo que surgiu era uma profissão consideradafeminina. O Serviço Social é o fruto da união da cidade com a industria; Sendo que a cidade é considerada como mãe e a industria o pai. Nasceu basicamente e exclusivamente por causa do capitalismo, épocacom o qual o lucro deixa de ser pecado, nesse período começa as preocupações com as classes menos favorecidas.
O estado em primeiro, a igreja em segundo vão dividir tarefas sendo que o primeiroimpõe a paz política com toda a violência. Já a segunda fica com os aspectos sociais, trata-se de fazer caridade, na época os ricos tinham obrigações com os pobres e o Serviço Social não tinha qualquer teoria. Ela era feita de forma caridosa por parte das igrejas, mais só aparte da segunda metade do sec.19 que algumas pessoas com Chal Mers na Inglaterra, Ozaman na França e Von De Heyde naAlemanha praticam uma caridade de caráter assistencial, que se constitui como um esboço de fora organizada. Eles começaram a dividir as paróquias em grupos na qual tinha uma responsável, e esse responsáveldistribuía ajuda material e fazia trabalhos educativos inclusive dando conselhos.
, organizaram o trabalho em torno de visitas e o que era feito apenas nas paróquias passa a ser feito por toda acidade. Contudo a Assistência Social ainda não é vista, nem exercida como profissão era tida como contribuição voluntaria aqueles que possuíam bens para aqueles que eram necessitados.
Em 1869ocorreu um marco importante para Assistência Social, a Sociedade de Organizações da Caridade e, Londres formulou algumas regras que eram seguidos pelos assistentes:
1. Cada caso será objeto de umapesquisa escrita;
2. Este relatório será entregue a uma comissão que decidira o que se deve fazer;
3. Não dará ajuda temporária mais metódica e prolongada;
4. O assistido será agente de sua própria...
tracking img