Convite a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 2
Capitulo 1 – A Razão
Os Vários sentidos da palavra razão
A palavra razão possui: certeza, lucidez, motivo e causa. Razão designa portanto as leis do pensamento e as leis da ação refletida. A Razão objetiva é a afirmação do objeto do conhecimento ou a realidade é racional. A Razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional.
Origem da Palavra RazãoA palavra razão origina – se de duas fontes: a palavra latina Ratio e a palavra grega Lógos. Por isso Lógos, Ratio ou Razão significam pensar e falar ordenadamente com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para os outros. A razão é considerada oposta a quatro outras atitudes mentais:
1. Ao conhecimento da aparência das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas.2. As emoções, aos sentimentos, as paixões que são cegas, caóticas, desordenadas, umas das outras, a razão é vista como atividade oposta da paixão.
3. A crença religiosa, pois a razão é oposta a religião e por isso os filósofos cristãos distinguem a luz natural, ao sobrenatural, a revelação.
4. À estase místicos qual o espírito acredita entrar em relação direta com o ser divinoeparticipa dele sem nenhuma intervenção da inteligência.
Os Princípios Racionais
A filosofia opera seguindo certos princípios: que são eles:
Principio da Identidade: é a condição do pensamento, só pode ser conhecida se for percebida por sua identidade. Onde é usada a carteira de identidade. EX: o triangulo. Nenhuma outra figura a não ser essa poderá ser chamada assim, uma vez estabelecida aidentidade do triangulo nenhum outro poderá ser chamado assim só ele.
Principio da Contradição:A é A e é impossível que, ao mesmo tempo e na mesma relação, seja não – A. sem esse principio não poderia funcionar op principio da identidade, afirma que as coisas e as idéias contraditórias são impensáveis e impossíveis. O principio enuncia que é impossível negar e afirma a mesma coisa de uma outra ao mesmotempo e na mesma relação. EX: uma criança, seja e não seja, ao mesmo tempo, criança e não criança, porem, não será contraditório dizer que esta criança é uma criança e não será uma criança quando crescer.
Principio do Terceiro Excluído: este princípio define a decisão de um dilema, ou isto ou aquilo, no qual as duas alternativas são possíveis e cuja solução exige que apenas uma delas sejaverdadeira. EX: ou este homem é Sócrates ou não é. Ou faremos a guerra ou faremos a paz.
Principio da Razão Suficiente:afirma que tudo o que existe e tudo o que acontece, tem uma razão para tudo o que existe ou acontece a uma causa. EX: dado A necessariamente se dará B. E também dado B necessariamente ouve A.
Pelo que foi exposto pode afirma que os princípios da razão contem algumas característicasimportantes como:
* Não possuem um conteúdo determinado, como devem ser pensadas, não nos dizem quais coisas nem quais conteúdos, devemos ou vamos pensar.
* Possui validade universal, tais princípios são verdadeiros e empregados por todos e obedecidos por todos.
* São necessários indispensáveis para o pensamento e para a vontade. Necessário significa que é impossível que não seja dessamaneira e que possa ser de outra.

Capitulo 2 – A Atividade Racional
A Atividade Racional e suas Modalidades
Duas grandes modalidades das atividade racional é a Atitude e o Raciocínio. A razão discursiva chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento. A razão intuitiva consiste num único ato de espirito, que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto.
AIntuição
É um ato intelectual de discernimento e compreensão, é o momento em que temos uma compreensão total, direta e imediata de alguma coisa. A intuição pode ser de dois tipos: intuição empíricae intuição intelectual.
A intuição empírica, é o conhecimento que temos em todo o momento das nossas vidas, com um só olhar de visão percebemos uma casa, um homem, uma mulher ,vejo a cor, e sinto a...
tracking img