Conversas com quem gosta de ensinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rubem Alves é educador, escritor, psicanalista e professor. É na verdade um dos educadores mais famosos e requisitados atualmente no Brasil. É autor de mais de sessenta livros, entre os quais seencontra uma prolífica literatura infantil e vários livros voltados para a área da educação.
Em sua obra, Conversas com quem gosta de ensinar, ao abordar temas sérios e importantes como a formação doeducador, a diferença entre o professor e o educador, o processo educacional, a qualidade total na educação, torna seu texto agradável por tratar de uma forma criativa o assunto, utilizando-se dehistórias e até mesmo de fábulas para um melhor entendimento do conteúdo.
Segundo o autor ensinar é mobilizar o desejo de aprender. Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender."Saber é saborear", diz Rubem Alves. O novo profissional da educação deve romper o divórcio entre a vida escolar e o prazer.
Diante da atual sociedade em que vivemos, onde o capitalismo dita as regras detodas as áreas possíveis, vem atingir também a área do ensino, em que se visa eficiência e lucro e esquece-se da importância do prazer pelo ensino e aprendizagem.
Rubem Alves faz uma boa distinçãoentre o Professor e o Educador, "advertindo-nos de que na realidade, na prática, eles se encontram juntos, mesclados no profissional da educação".
Para esse pedagogo "o Professor trabalha sem interessee sem prazer, apenas para obter um salário e usufruir dele".
E constatamos com tristeza, que essa é uma realidade da grande maioria dos docentes de nossas escolas. Os professores estão muito maispreocupados se o que vão receber de salário vai dar para suprir suas necessidades, do que com a pessoa do aluno, se está ou não sendo lesado com esses descasos e falta de compromisso e responsabilidade.Para Rubem Alves o educador é aquele que abraça a causa com vontade, que tem paixão pelo que faz. Ele busca motivar seus alunos, construindo constantemente novos saberes e contagiando os alunos,...
tracking img