Conversao eletromecanica de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA
Conversão Eletromecânica de Energia I



Relatório 1: Determinação da Característica deSaturação de um Gerador de Excitação Independente










Professora: Ivone Turma: 01









1. Objetivo

Medimos os valores de if (corrente de excitação) e E (tensão desaída nos terminais do gerador) de para uma determinada velocidade de rotação e com esses determinamos a característica de saturação de um gerador de excitação independente alem disso observamos ofenômeno da histerese.

2. Preliminares Teóricos

a) Gerador de Excitação Independente

O gerador converter energia mecânica em energia elétrica. Ele é constituído das seguintes partes:
-Armadura ou rotor - montada sobre o eixo da máquina é a parte que parte que gira da máquina, feito de um material ferromagnético envolvido por um enrolamento chamado de enrolamento de armadura que suportauma alta corrente e o anel comutador.
- Campo ou Estator - montada em volta do rotor de forma que o mesmo possa girar internamente, é a parte estática da máquina, feito também de materialferromagnético envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo, que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura.
- Escovas - é ocondutor de energia para o rotor.

Um gerador de corrente contínua é de excitação independente, quando uma fonte externa alimenta as bobinas de campo.
O princípio de funcionamento de umgerador é o seguinte: a energia mecânica é suprida pela aplicação de um torque e da rotação do eixo do mesmo. A fonte de energia mecânica tem o papel de produzir o movimento relativo entre os condutoreselétricos dos enrolamentos da armadura e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo, e desse modo, provocar uma variação temporal da intensidade do mesmo e pela lei de Faraday induzir uma...
tracking img