Convergência em Redes de Computadores - Next Gerneration

18229 palavras 73 páginas
Convergência
1 - Princípios gerais da convergência

A revolução nas comunicações interpessoais propiciada pelo boom da Internet na década de 90 trouxe uma série de conseqüências benéficas. A nova rede utilizava uma infra-estrutura de telecomunicações já montada e sua popularização fez com que tanto empresas quanto consumidores finais começassem a exigir mais de outros meios de comunicação e dela própria.
Este foi o motor que impulsionou a convergência tecnológica, que reúne as capacidades de telecomunicações, agora estendidas, aos recursos de TI (Tecnologia da Informação).
O conceito convergência surgiu como forma de abrigar a aproximação entre os dois mundos, possibilitada também pela acelerada digitalização das operadoras de telecomunicações, com uma premissa idêntica à filosofia digital que rege os equipamentos e sistemas computacionais. Uma possível abordagem sobre a convergência se resume na reunião dos ambientes de dados, voz e imagens em um único dispositivo. Não é uma visão errada, mas redutora, assim como defini-la como a integração entre as telefonias fixa e celular.
Certamente a idéia inicial de convergência data muito antes dos anos 90, se contarmos as primeiras experiências de videotexto e posteriormente o uso da plataforma Frame Relay, então limitada. Porém, somente com a maior capacidade técnica dos equipamentos, a popularização da
Internet e o conseqüente advento do protocolo IP (Internet Protocol) é que podemos começar a falar dos primeiros passos concretos do que chamamos atualmente de convergência.
O sonho da integração de vídeo, voz e dados em um mesmo meio e utilizando apenas um ambiente de transporte já é realidade. Hoje em dia, manter uma infra-estrutura de telecomunicações em paralelo a uma estrutura de dados pode ser considerado um erro tático ou mesmo um pensamento retrógrado. Afinal, são inúmeros os reflexos visíveis na economia de recursos, pessoal e tempo para administrar e manter em operação uma rede

Relacionados