CONVECSÃO DE CALOR

620 palavras 3 páginas
2. CONVECSÃO DE CALOR
2.1 BRISAS MARÍTMA E TERRESTRE:
Brisa é o nome dado a um vento próximo a superfície do mar. Ela ocorre em baixas altitudes (até uns 90 metros) e os ventos do local são muito influenciados devido à superfície. Pela manha, o sol aquece e faz com que o ar parado no fundo, comece a fluir ao longo das encostas por meio de ventos de vales. Quando os ventos globais são fracos, os ventos locais podem dominar. É o caso das brisas marítimas.
Como as massas de terra são aquecidas mais rapidamente do que as do mar, o ar em cima da terra ascende, e forma uma camada de baixa pressão no solo, conseqüentemente atraindo o ar fresco do mar. Ao por do sol tem um período calmo, que a temperatura na terra e no mar não é igual. De noite o mar diminui a sua temperatura mais lentamente, daí o vento sopra de terra, na direção oposta.

Acesso em : 01/07/2011
2.2. GELADEIRA
“Nos refrigeradores domésticos você não imagina quanta "física" há no seu funcionamento. Eles são máquinas térmicas que retiram calor de um certo interior jogando-o no meio externo, produzindo assim o "frio" no interior.”*
A geladeira funciona da seguinte forma:
Por todo o aparelho circula o gás freon 12, que é responsável pela “produção” de frio. A temperatura no sistema não é constante, em uma região o gás está com alta pressão (no compressor), logo possui uma maior temperatura do que a outra região que possui baixa pressão(válvula ou tubo capilar) e assim possui menor temperatura. Neste outro esquema, a parte em vermelho corresponde à região de alta pressão (alta temperatura), e a parte azul a parte de baixa pressão (baixa temperatura).
Segundo a Revista CHC | Edição 209, O compressor é responsável pela elevação da pressão até 10 atmosferas e sua temperatura está aproximadamente a 40 ºC.
O condensador faz com que o gás passe para o estado líquido ainda em alta pressão e então o líquido passa para o tubo capilar.
O tubo capilar ao sair dele terá sua pressão e temperatura

Relacionados