contudividade elerica

761 palavras 4 páginas
Condutividade Eletrica
Introdução:
A condutividade elétrica trata-se da capacidade de uma substancia conduzir corrente elétrica, ela depende da natureza da substancia e da forma em que se encontra (solida, solução ou fundida).
Essa capacidade de conduzir corrente elétrica está relaciona com as ligações existentes entre os átomos de cada composto.
Substancias que dissociam-se em meios de elevada constante dielétrica, como a água, o alcool, são ditas eletrolíticas. Essa dissociação ocorre em forma de íons, cátions e anions, sua movimentação em direções oposta causa a corrente elétrica de forma que o íon positivo (cátion) é atraído pelo polo negativo e o íon negativo (anion) é atraído pelo polo positivo.
Eletrólitos fortes são aqueles em que ocorrem dissociação iônica total, acontece com a maioria dos sais, alguns ácidos e algumas bases. Eletrólitos fracos são os que ocorrem dissociação parcial, acontece com a maioria dos ácidos e bases. Os eletrólitos no estado fundido podem conduzir corrente elétrica.

Objetivo:
Esta atividade prática teve como objetivo verificar quais substâncias e em quais condições são capazes de conduzir corrente elétrica.
Procedimento:
Ligou-se um dispositivo simples para o teste de condutividade elétrica, composto de duas lâmpadas e dois fios, cujas pontas estavam desencapadas. Fez-se o teste do circuito, encostando as pontas dos fios uma na outra, acendendo-se as lâmpadas, o circuito estava apto para a prática.
Pegou-se 40mL de água destilada, imergiu-se na amostra as pontas dos fios, observou-se o comportamento das lâmpadas, isto é, se acendeu-se ou não, e a intensidade da luz e anotou-se os resultados obtidos. Seguiu-se o mesmo procedimento para as amostras de: água da torneira (40mL), água (20mL) + solução de HCl 1mol/L (40mL), água (20mL) + álcool (40mL), sacarose solida (≅ 1 g), solução de sacarose ( 40 mL de + 1g de sacarose), cloreto de sódio solido (≅ 1 g) e solução de cloreto de sódio( 40 mL de + 1g de cloreto de sódio).

Relacionados