Contruir foguete de água + base de lançamento

6190 palavras 25 páginas
FOGUETES A ÁGUA
Uma atividade politicamente correta...
Autor: Ricardo Menezes (AAFAA)
Estas são minhas anotações pessoais a respeito desse passatempo divertido, barato e educacional. Chegue mais e conheça as técnicas, as idéias e as regras de segurança que fazem com que os FAA (foguetes a água) sejam tão interessantes para crianças de todas as idades!

Um foguete a água é simplesmente o que o próprio nome já diz: um foguete que utiliza água e ar comprimido para impulsioná-lo. Note que de início pode até parecer brinquedinho de criança mas não é. Se você adotar esse hobby vai ter muitas horas de desafio intelectual e de satisfação por construir veículos com alta tecnologia. Sem exagero.

Segurança
Não é por acaso que começo com esse ítem. Se não há segurança, agimos irresponsavelmente com nós mesmos e com as demais pessoas. Não caia nessa! Garanta a segurança primeiro - depois curta o seu foguete à vontade!

Siga o nosso código de segurança:

Imagine uma bola de futebol chutada pelo Roberto Carlos (ou pelo Rivelino, para os saudosos) vindo na sua direção. Agora triplique (é isso mesmo) a velocidade e dê uma forma cilíndrica a ela. Você não vai querer ficar na frente, não é mesmo?

1) Cuidado!

Só utilize garrafas de PET apropriadas para líquidos gaseificados (refrigerantes). Outros tipos de garrafas não suportam a pressurização usada nos foguetes. Prefira as de formato cilíndrico e de paredes lisas.

Murphy era um otimista. Prepare-se para o pior, sempre. Garrafas podem explodir, a base de lançamento pode virar, o gatilho pode travar prendendo o foguete... Instale uma torneira de emergência em sua plataforma e ensaie abortar o lançamento.

Mantenha eventuais espectadores bem longe da área de lançamento. Não esqueça que carros e casas podem ser muito danificados se cair um foguete em cima deles. Não tente aparar um foguete cujo pára-quedas não abriu. É desastre na certa. Seja esperto: use capacete (de construção civil, de skate ou de

Relacionados

  • Recuperação de Conteudos Informacionais em Filmes
    33505 palavras | 135 páginas
  • Laboratório de Física
    16974 palavras | 68 páginas
  • Luiza Araujo
    98524 palavras | 395 páginas
  • Gramatica para concursos
    186720 palavras | 747 páginas