Controversias em torno de comunidade e de sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROVERSIAS EM TORNO DE COMUNIDADE E DE SOCIEDADE

Sabemos que o termo sociedade vai muito alem do que o espaço local, a mesma se firma em conceitos como cultura, ideais, intimidadepessoal, compromisso ético e outros mais. Para os modernos, sociedade estava diretamente ligada a grupos locais, associações religiosas, entre outros resistentes ao progresso e a modernizaçãosóciopolitica.
Assim temos a visão de que no mundo rural, o povo é formado pelo ambiente, pelas suas tradições e culturas locais, não possuem uma liberdade de escolha, pois sempre são censurados pelavizinhança ou pelos próprios familiares, os laços de amizade e família são mais seguros, não são como hoje, onde a tecnologia nos propicia muito e nos coloca cada dia mais distante das pessoas.Na cidade os laços são frágeis, e as pessoas são sempre alertadas pelo desejo do consumo, não possui muito vínculo com os vizinhos, muitas das vezes nem se sabe quem são essas pessoas, a vida urbana semostra cada vez mais agitada. Dessa forma os avanços que a sociedade vem obtendo, tem deixado muitos estudiosos confusos, e devido a essas mudanças faz-se extremante, necessários novos estudos, novasteorias e conceitos.
Esse século (século XX) é marcado por três etapas, que são as “era da catástrofe”, “era de ouro”, “do desmoronamento”. A primeira delas, tenho como fato marcante as duasgrandes guerras, uma onda intensa de revolução que abarcou o nosso planeta, nessa era, houve grandes exclusões sociais, e o ser humano foi extremamente coisificado. Fora nesse período que houve umagrande crise no sistema capitalista liberal e socialista, e onde desapareceram as instituições democráticas, tornando assim um governo totalmente repressor e totalitarista. Sendo assim esse período émarcado pela ascensão da Europa, como grande potencia.
Em seguida a essa era, surge a “era de ouro”, o estado assumiu a responsabilidade de amenizar as diferenças sociais, onde todos...
tracking img