Controles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funciona o Controle de Custos?



Controle de Custos - Sua Importância

Hoje em dia com a estabilização da moeda e aumento da concorrência, CUSTOS, tornou-se um dos itens mais importantes em qualquer empresa. Vejamos a seguir sua importância.

O desconhecimento do Custo ou controle de custos, impacta seriamente na tomada de decisão, nas negociações e conseqüentemente, em grandesperdas financeiras. As tabelas em uso geralmente vem sendo reajustadas por anos a fio, sem que tenha havido a sua revisão ou crítica. Não há igualmente apontamentos em estudo de tempos de produção, que permitam orçar com segurança serviços e peças.

A formação do Preço de Venda é baseada mais nos preços praticados pelo Mercado e pelos concorrentes. O Preço de Venda deve acompanhar o mercado, mas aEmpresa tem que ter pleno conhecimento do mesmo em todos os seus componentes, certificando-se de que ele atende às suas reais necessidades, e permitindo margens de negociação.

Somente poderá chegar-se a determinação e total conhecimento do seu Preço de Venda, a Empresa que tiver exato controle dos seus Custos e níveis de despesas, decompostas item a item, com a separação perfeita entre CustosFixos e Variáveis.Há a necessidade imediata de se desenvolver uma sistemática de apuração de custos de produtos, com detalhamento das fichas técnicas de produtos e custos de cada processo.



Custos - Noção e Definição

Um grande industrial francês assim definiu a atividade empresarial: "A empresa nada mais é do que uma diferença entre seus preços de venda e seus preços de custos". Vistosob este ângulo os custos são instrumentos básicos para uma gestão positiva de uma empresa, e como tais deveriam merecer toda a atenção dos próprios dirigentes, que deveriam pessoalmente dedicar sua máxima atenção ao controle de custos.


O que é, então, custo?

Não é só a mera soma dos gastos de transformação, mais matérias primas, para fabricar um produto. Existem outros gastos, comodespesas de estrutura da empresa e despesas de distribuição. Estas são as bases do "direct cost", o critério adotado pela maioria das boas empresas industriais.

Os métodos de custos contábeis, por exemplo o método RKW, de longe o melhor de todos (quando corretamente aplicado, o que não acontece na maioria dos casos), datam do Início do século XX. Os custos técnicos, da Segunda metade do século.

Osvários métodos de custos procuram "atribuir" a cada produto uma parcela de despesas, e se diferenciam conforme os conceitos que os originam: contábil, técnico, e técnico-contábil, numa seguinte ordem:

• O método das percentagens
• O método RKW ou das seções homogêneas
• O método da hora-máquina ou "machine hour rates"
• O método dos custo-padrão ou "standard cost"
• O método dasequivalências - "les equivalents"
• Os métodos das unidades de produção



Custos - Objetivos

A elaboração e aplicação de um sistema de apropriação de custos permite:

1. Determinação dos preços de venda, no que possam relacionar-se com os preços de custos;
2. Comparação dos custos referentes a períodos e condições econômicas diversas;
3. Conhecimento do grau de eficiênciatécnico-administrativa da empresa;
4. Conhecimento do nível de rendimento econômico e do "ponto ótimo de produtividade" com vistas ao integral aproveitamento dos meios de produção.

Para tanto, se utiliza dos seguintes meios:

1. Conhecimento dos produtos, materiais e equipamentos;
2. Conhecimento do processo técnico de produção;
3. Conhecimento do processo de distribuição;
4. Conhecimento dasatividades administrativas e auxiliares;
5. Planejamento do sistema de apropriação e cálculos de custos;
6. Organização do trabalho executivo;
7. Controle da execução do trabalho;
8. Interpretação dos resultados;
9. Comparações e conclusões.



Centro de Custos

Centros de custos constituem-se em grupamentos de máquinas, equipamentos e ou mão de obra, responsáveis pela execução de...
tracking img