Controles internos ativo imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faces empresa 1

Apresentação da empresa:

Somos uma empresa de Logística com a Matriz em Sumaré interior de São Paulo com 21 filiais pelo Brasil e uma na Argentina, prestamos serviços de logística há uma empresa de grande porte, a empresa foi criada em 2001, com o crescimento verificamos alguns processos falhos em nossos controles internos, que estaremos descrevendo alguns pontos a seguir.1 - Identificação do Problema

1.1- Controle de ativo Imobilizado – Controles internos

1.2 - Controle de estoque de mercadoria – Sistema de Informática

2 – Análise e Quantificação do Problema

2.1 – Atribuições de responsabilidades
- O controle de ativo imobilizado através de levantamentos efetuados pelos colaboradores de cada filial foi detectado que não havia procedimentospara ser efetuado a transferência do mesmo de uma filial para outra, sendo assim foi criado controles internos para se fazer as transferências e poder informar o departamento contábil onde estavam sendo transferido o bem, controles internos esses que contém a assinatura do coordenador de onde estava o bem e também a assinatura do coordenador aonde o bem foi transferido, assim também a ciência que asdespesas de depreciação daquele momento serão transferidas para a filial de origem.
- Controle de estoques de produtos de terceiros, foi aprimorado as informações que existia no sistema de informática não sendo utilizado anteriormente, foi adquirido o habito de fazer um inventario periódico pelas áreas.

2.2 Porque e quando ocorreram as falhas.
Com o crescimento repentino da empresa houve anecessidade de controles internos tanto na área de ativo Imobilizado como no controle de estoques, de produtos que são de terceiros.
As falhas no controle de ativo imobilizado ocorreram através de procedimentos feitos aleatoriamente sem nenhum controle ou procedimento adotado para a transferência de ativos, quando se emitia a nota fiscal da transferência do bem, não era informado para acontabilidade assim continuava a se depreciar o bem numa unidade que não continha, mas, aquele bem, ou muitas vezes sendo desfiado de forma ilícita o bem, e a empresa não sabendo o desfio do mesmo.
As falhas do controle de estoques de propriedade de terceiros ocorreram porque não se conferia a quantidade física do produto com o informado na Nota Fiscal, não havia o preenchimento correto das informações nosistema de informática, sendo que dados importantes eram deixados para trás.




2.3 Mensurações das perdas, financeiras e não financeiras.
Com o levantamento efetuado após os controles internos foi verificada a perda financeira de mais de R$ 2.000.000,00 anuais e a falta de qualidade do serviço prestado para o cliente, pois tínhamos que pagar as perdas do estoque do produto.

2.4Elaborações de novos controles

Ativo Imobilizado- surgimento de papeis de trabalhos internos demonstrando as transferências dos ativos com as assinaturas dos responsáveis sendo esses com cargos de coordenação se responsabilidade sobre o conteúdo dos documentos. Sendo elaborado também inventario físicos na unidade semestralmente, a pessoa responsável pela a contagem do ativo imobilizado não era o mesmoque assinou os papeis de trabalho.

Controle de Estoque de produtos de terceiros – Com o levantamento dos problemas existentes na empresa, foi adquirido o treinamento dos funcionários para o preenchimento de todas as informações no sistema de informática para que o mesmo pudesse fazer as entradas e as saídas de mercadorias corretamente.

3 - Conclusão:

Analisando todos os processos foiverificado que quando a empresa cresce sem uma estrutura podem ocorrer desfalques e problemas internos por falta de informação, com o treinamento e a postura de haver a necessidade da informação observamos um controle maior nos investimentos ( ativo imobilizado, patrimônio ) e a prestação de serviços para o cliente com mais qualidade e eficiência ( controle de estoques ).



4 - Face empresa 2...
tracking img