Controles estratégicos, tático e operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar a importância e as características do controle estratégico, controle tático e controle operacional, ressaltando o papel de cada um deles para o alcance do êxito nas organizações.

DESENVOLVIMENTO

Controle estratégico

Conforme aponta Chiavenato (2010, p.337). “Controle é a função administrativa que faz parte do processoadministrativo, mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária.”
No dizer de Chiavenato (2010, p.337).
O controle estratégico – também denominado organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seuconteúdo é genérico e sintético.

Segundo Chiavenato (2010, p.337).
Devido à complexidade e às multifacetadas atividades da empresa, é difícil abordar o controle em sua totalidade, uma vez que existem muitos tipos de controles, entre os quais: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, de pessoal.

Segundo Maximiano (2010, p.91).“Os elementos (ou etapas) do processo de controle e dos sistemas de controle são: definição de padrões de controle, aquisição de informações, comparação e ação corretiva, e recomeço do ciclo de planejamento”.
Já, na opinião de Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p.533). “Existem três etapas principais no processo de controle: 1 – Medição do desempenho; 2- Comparação entre o desempenho medido e ospadrões; 3 – Tomada de ações corretivas.”
No processo de controle estratégico é importante o estabelecimento de padrões de desempenho, onde segundo Chiavenato (2010, p.339). “Os padrões representam o desempenho desejado ou os critérios de desempenho. Os padrões são normas pelas quais é possível ter a exata compreensão do que se deve fazer, bem como o nível de excelência a alcançar.”
Ainda setratando de padrões de desempenho, de acordo com Chiavenato (2010, p.341). “A avaliação do desempenho organizacional pode ser feita por: observação, instrumentação, relatório escrito e resultado alcançado.”

Após a escolha dos padrões de desempenho é necessário que se faça a comparação do desempenho com o padrão, onde na opinião de Chiavenato (2010, p.341).
A comparação do desempenhoorganizacional com o que foi planejado busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. A comparação do desempenho organizacional pode ser feita por meio de: resultados e desempenho.”

A partir dos resultados apurados, pode ser preciso a aplicação da ação corretiva, que, como descrito por Chiavenato (2010, p.341). “A ação corretiva é tomadaa partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle. As decisões quanto às correções a serem feitas representam a culminação do processo de controle.”
Podemos destacar ainda, os tipos de controles estratégicos, onde, na visão de Chiavenato (2010, p.343).
O planejamento estratégico ou plano global envolve vários mecanismos de controle que se tornammais vagos e amplos conforme se sobe nos níveis organizacionais da empresa. Existem vários tipos de controle estratégico, a saber: 1 – Governança corporativa; 2 – Desempenho global da empresa; 3 – Balanço contábil e relatórios financeiros; 4 – Demonstrativo de lucros e perdas; 5 – Análise do retorno do investimento (ROI); 6 – Balanço social – ética e responsabilidade social; 7 – Controleorganizacional do ponto de vista humano; 8 – Variáveis causais, intervenientes e resultantes.


Controle tático

Segundo Chiavenato (2010, p.353).
O controle exercido no nível intermediário das empresas é o controle tático, também denominado controle departamental ou controle gerencial. De um modo usual, o controle tático se refere a cada unidade organizacional ou cada...
tracking img