Controler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A busca da competitividade na época atual estimulou o desenvolvimento e o uso de sistemas de informações como estratégia para decisões gestoriais.
A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aostomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a responsabilidade de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoriapode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade Administrativa.
Ela utiliza primeiramente o controle, o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções.
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Esta área é considerada um órgão de assessoria econsultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.
A Controladoria surge após o “boom” da Bolsa de Valores de Nova York, onde a Contabilidade passa a dar suporte para os investidores minoritários voltada aos usuários externos da informação contábil. Com o passar dos anos e com a falta de informações os gestores tomam ciência que tal procedimento influe diretamente no processo de tomada dedecisões.
*Justificativa da escolha do tema:
Verificando, a necessidade de organizar, controlar e elaborar os processos administrativos, dentro do departamento do SC.14 (Seção de Serviço), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), encaminharei proposta de implantação de realização de controle interno e elaboração de planejamento dentro da organização operacional,estando assim contribuindo para melhor adequação dos serviços prestados pelos funcionários, emitindo relatórios mensais conforme solicitação da Diretoria.
Objetivo do trabalho:
Implantar na seção de serviço o sistema de controle interno, desenvolver um organograma para que assim possa organizar com mais eficácia dando agilidade no sistema operacional da minha seção, a qual temobjetivo de elaborar processos de AET (Autorizaçao Especial de Transito), nas vias estaduais de jurisdição das divisões Regionais regida pela Secretaria dos Transportes.
Médoto: Controle Interno.
Procedimentos dos processos administrativos:
Para a realização dos serviços são necessários os seguintes critérios,
a) Quando solicitado documento de AET(Autorização Especial de Trânsito), deverá ser protocolada no CLA.14 ( ), que abrirá um número de auto obrigatório para cada projeto.
b) Documentos exigidos, projeto da unidade tratora e da composição conforme rege à portaria SUP-DER-039-22/04/2.006 contendo todos os cálculos dimenssionais do conjunto, como também a apresentação da ART ( ).
c) Após a tramitação do CLA.14,é dado entrada CSC.14, o chefe da seção avalia e envia ao engenheiro responsável que analisará a Autorização Especial de Trânsito estando de acordo com a portaria citada, o mesmo assina no campo confere e encaminha ao diretor regional que assinará no campo autorizo, retornando ao CLA.14 para a entrega da AET ao proprietário;
d) As AETs (Autorização Especial de Trânsito), fornecida pelosDERs tem a sua diferença embora o modelo 709 seja ùnico, para o tipo de carga superior a 45t a elaboração de AET é simples compreendida como carga excedente diversas tendo no máximo 3,20m de largura e 25m de comprimento e poderá ser autorizada no período de 01 (um) dia à 12 (doze mes) conforme o final de placa, isentando de apresentação de projeto da composição.
e) No ato da...
tracking img