controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No Brasil a origem do controle interno foi determinada por fatos econômicos que repercutiu também na política, através de suas ações de permanência continua que influenciou no padrão de vida da sociedade. Entre os anos de 1808 a 1919 foram divulgados diversos textos legais que recomendaria uma contabilidade organizada originando assim o método das partidas dobradas, sustentandoa teoria de que para cada transação financeira é registrada pelo menos em duas contas, Debito e Credito. A partir desse momento se viu a necessidade do governo e da sociedade civil se unir para a implantação de novas técnicas contábeis que garantia uma padronização nos registros e controle das atividades de gestão.

O controle interno envolve todas as rotinas e atividades, de naturezaadministrativa e contábil, com a intenção de preparar a empresa para que desde os colaboradores ate a alta administração compreendem e respeitem as políticas traçadas, para que todas as informações sejam eficientes com total fidedignidade nos registros contábeis. Para que o controle interno venha realizar seu objetivo maior se faz necessário que haja um ambiente de controle favorável, ou seja, deve serrealizada a implantação de um sistema de controle interno, para isso devem ser seguidos alguns princípios conhecidos como ''princípios dos controles internos'' nos quais os conceitos e diretrizes básicas para a implantação dos mesmos.

O sistema de controle interno envolve uma serie de procedimentos, orientações e medidas a serem adotados. Não existe um manual pré-estabelecido pronto a serimplantada qualquer entidade certamente encontraria dificuldades para segui-los, devido à necessidade e detalhes específicos que são distintos e inerentes a cada empresa.

Nesse artigo buscou-se avaliar a importância do Controle Interno Contábil como ferramenta para assegurar a integridade do registro das Demonstrações Contábeis, e mostrar quais são os seus objetivos dentro de uma empresa de médioporte.




REFERENCIAL TEORICO

CONTROLE INTERNO

CONCEITOS E DEFINIÇOES DE CONTROLE

Segundo o Dicionário Aurélio (1988, p.136), controle é: “ato de poder ou de Controlar, fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, etc., para que não se desviem de normas preestabelecidas”. Conforme o conceito mencionado a cima, pode-se dizer que o fato de exercer controleproporciona para seus usuários uma noção de comando no intuito de resguardar o patrimônio próprio ou de outrem, a depender do objetivo que foi proposto. Logo se percebe que comandar é um dos princípios primordiais do controle.

O controle interno representa para uma organização o conjunto de diversos procedimentos, métodos ou rotinas para que possa produzir dados confiáveis para ajudar a administração daempresa na condução dos diversos fatos existente rotineiramente. Compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotado pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão às políticas traçadas pela administração. ··.

CARACTERISTICA
A partir dosconceitos de controles citados anteriormente podemos dizer que para que um controle interno seja devidamente eficiente e adequado , e necessário que ele seja bem estruturado pela administração, tomando medidas efetivas e de custos razoáveis,reduzindo o nível de erro e irregularidades,garantindo que os objetivos e metas estipulados sejam cumpridos de forma eficiente e eficaz.O controle interno estadiretamente relacionado as demais funções do sistema administrativo, formando uma característica principal de sua estrutura dentre eles podemos citar o planejamento que consiste no desenvolvimento dos objetivos primários e secundários da empresa,o monitoramento que compara o nível atual do sistema,a avaliação que mede o nível atual do desempenho para 9dentificar qual e a variação entre os...
tracking img