Controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
literatura infantil – o despertar de um mundo novo

Rio do Sul
2010

literatura infantil – o despertar de um mundo novo

Artigo apresentado a IESAD - Instituto de ensino Superior a Distância
Aluna: Juliana aparecida Farias
Orientadora: Dulce Sautner Destro

Rio do Sul
2010

RESUMO

A Literatura Infantil tem papel importantíssimo na vida da criança, pois oferece oportunidades de viver oimaginário e favorece a visão original da realidade da criança. Quando lê, a mesma adquire um conhecimento do real e também do que não é real. Para a criança, ler é fonte de prazer, estímulo à criatividade, enriquecimento de experiências e motivação de aprendizagem. A Literatura Infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. Nela, a criança aprendebrincando, aprende a respeitar regras, se diverte, seja através da imitação, da socialização, interação ou dificuldades a ser vencida.

Palavras-chave: Literatura Infantil, desenvolvimento, criatividade, criança, lúdico.
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar a Literatura Infantil brasileira. Os primeiros modelos de histórias infantis não contavam apenas sobre o conto de fadas, mas sim um projetoeducativo e ideológico que representava nos textos infantis a escola como importante aliada para a formação de cidadãos críticos.
Usualmente o ato de ler está circunscrito principalmente dentro dos muros das escolas, relacionado com a decifração dos códigos da escrita. Entretanto, existem outros tipos de leitura além desse. Se prestarmos atenção ao que acontece à nossa volta veremos facilmente variadosmodos de manifestação da prática do ler. Acredita-se que o significado de leitura vai além do simples conceito de decifrar sinais gráficos. O ato de ler é uma atividade de apropriação de significados e atribuições de sentidos experiência da pelo leitor.
Acredita-se que a literatura infantil é um recurso importantíssimo para o desenvolvimento das crianças, porque desenvolve, principalmente acriatividade, a imaginação, leitura e a oralidade, podendo ser trabalhada em qualquer época da vida da criança.
Desde o nosso nascimento começamos a compreender e a dar sentido ao que nos cerca, isto porque aprendemos por meio das experiências em confronto com nós mesmos e com o mundo. Aprendemos a ler, lendo e vivendo, a partir do contexto social no qual estamos inseridos. Faz-se importante, portanto,sabermos que o ato de ler sempre está ligado com a interação entre o contexto social - que é contraditório e conflituoso – e o indivíduo, que ao mesmo tempo se constitui também em um determinado contexto.
O objetivo geral da pesquisa foi o de utilizar a literatura infantil para despertar na criança o hábito da leitura.
Como metodologia de pesquisa usamos o método pesquisa bibliográfica.

2Revisão Bibliográfica

2.1 LITERATURA INFANTIL: O DESPERTAR DE UM MUNDO NOVO

No presente projeto faremos um relato da trajetória histórica da literatura infantil sua origem e evolução.
A literatura infantil brasileira teve seu início em meados do século XIX e por volta do ano de 1808. A atividade editorial começa a publicar livros específicos para crianças. Neste período, a literatura infantil eravariada dependendo dos acontecimentos da época. Os primeiros modelos de histórias não contavam apenas sobre o conto de fadas, mas sim eram um projeto educativo e ideológico que via nos textos infantis a escola como importante aliada para a formação de cidadãos.
No período republicano, as obras passaram a ter crianças como personagens centrais e que, através de várias situações e aventuras, desenvolviamamor à pátria, sentimento de família, noções de obediência e práticas de virtude civis.
Na literatura infantil é comum presença de protagonistas; crianças presentes nos textos com comportamentos exemplares ou como negligentes e cruéis. É comum, também aparecer nos textos crianças lendo livros, ouvindo histórias, conversando com os pais e professores.
Com o passar dos anos, escritores foram...
tracking img