Controle e redesenho de processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS

Controle e Redesenho de Processos de Negócio
Agenário Luiz da Costa Júnior Bruno Aloizio Pinto Clarissa Kato Telles e Sousa Larissa Saito

Ciências Contábeis – 1º Termo – Período Integral

Osasco – SP 2012

SUMÁRIO
1. Definição de Controlar 1.1 Lei de Murphy 2. Definição de Controle 3. Subsistema deControle 4. Processo de Controle 5. Medição de Desempenho 5.1 Comparação Entre o Desempenho Medido e os Padrões 6. Tomada de Ações Corretivas 7. Tipos de Controle 7.1 Controle Prévio 7.2 Controle Simultâneo 7.3 Controle de Feedback 8. Controle Estratégico 9. Trabalho do Auditor 10. Até Onde Deve Haver Controle? 11. Poder e Controle 12. Poder 13. Poder Total de um Gerente 14. Medidas Para Aumentar oPoder Total 15. Desempenho da Função de Controle 15.1 Produção no Longo Prazo X Produção no Curto Prazo 15.2 Frustração e Moral dos Funcionários 15.3 Preenchimento de Formulários 16. Atividades Específicas da Empresa 17. Diferentes Tipos de Metas das Empresas 18. Redesenho de Processos de Negócio 19. Bibliografia
Controle e Redesenho de Processos de Negócio Página 1

1. DEFINIÇÃO DE CONTROLARControlar é se certificar que algo está sendo realizado conforme o planejado, ou seja, o controle está diretamente ligado ao planejamento, pois não há como controlar algo sem um modelo estabelecido pelo planejamento. Um planejamento bem elaborado pode não ser tão bem executado e sem o controle não há um alerta para mostrar o desvio nos planos, e consequentemente o objetivo não será alcançado. 1.1LEI DE MURPHY A Lei de Murphy é uma sentença moral bem-humorada que diz que o controle deve ser contínuo e que a gerência deve estar sempre alerta para possíveis problemas que nem sempre são tão evidentes. A Lei de Murphy diz que: "Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível”.

2. DEFINIÇÃO DE CONTROLE Robert Mockler, autor dolivro The Management ControlProcess, define controle como o esforço meticuloso da administração para confrontar o desempenho com um padrão, os planos e os objetivos preestabelecidos para determinar se o desempenho está de acordo com esses padrões. Caso não esteja, deve ser tomada uma ação corretiva para garantir a máxima efetividade e eficácia na utilização dos recursos da empresa na realização doseu objetivo.

3. SUBSISTEMA DE CONTROLE O controle é um subsistema do sistema administrativo, assim como planejar, organizar, liderar. A finalidade desse subsistema é auxiliar os gerentes a promoverem o êxito de todo o sistema administrativo através do controle eficiente.

4. PROCESSO DE CONTROLE No processo de controle existem três etapas fundamentais, são elas: Medição do desempenho,comparação entre o desempenho medido e os padrões e a tomada de ações corretivas.

Controle e Redesenho de Processos de Negócio

Página 2

5. MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Antes de tornar alguma atividade mais eficiente é necessário medir o seu desempenho atual. Para medir o desempenho de uma atividade é necessário primeiramente determinar uma unidade de medida e depois medir a quantidade gerada porele. Um bom exemplo é o de um gerente de uma lanchonete que deseja medir o desempenho dos funcionários que fazem os lanches, ele precisa determinar a unidade de medida (que poderia ser o tempo gasto por lanche feito) e determinar a quantidade dela associada a cada funcionário da cozinha, fornecendo assim a medida do desempenho deles. Existem diversas atividades que podem ser medidas dentro de umaempresa como parte do processo de controle, variando o nível do grau de dificuldade em sua medição. 5.1 COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO MEDIDO E OS PADRÕES Depois de medido o desempenho, é necessário a comparação com o padrão. Padrão é o desempenho na atividade estabelecido como modelo para as outras avaliações, é o critério que distingui se o desempenho de uma empresa é adequado ou não. Esses...
tracking img