Controle sanitário de ovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ovinos: Manejo Sanitário

O convívio com animais doentes ou infectados, assim como a utilização de seus produtos para a alimentação pode expor o ser humano a uma série de problemas de saúde. Destemodo, o cuidado com a saúde dos animais está intimamente relacionado com a saúde humana. Além disto, muitas perdas econômicas na criação são oriundas de problemas de saúde nos animais, ocasionandodiminuição na produção, ou podendo levar o animal a morte. Além da perda econômica com a queda na produção, a utilização de medicamentos gera um alto custo ao produtor.
O ideal é prevenir doenças parater uma atividade produtiva e lucrativa.

É importante que o criador tenha sempre em mente a necessidade de adotar medidas de caráter preventivo, para com isso não precisar gastar com medicamentos enão ter perdas econômicas, como queda na produção e morte de animais. Alguns cuidados a serem seguidos:

Qualificação da mão-de-obra - Uma mão-de-obra bem treinada pode render muito ao criador, quegarante com isso a higiene dos seus produtos e de seus animais.

Saneamento ambiental - O cuidado com o ambiente também é papel do criador, o esterco dos animais deve ser colocado em lugar adequado(esterqueiras), os alimentos também devem ser bem armazenados e com isso deve-se evitar a presença de insetos e roedores na criação e nas proximidades.

Limpeza das instalações - As instalaçõesdevem oferecer um ambiente agradável para os animais e funcionários para que desta maneira a resposta em termos produtivos seja sempre favorável.

Caso a instalação seja de piso ripado, este deve servarrido freqüentemente, sendo as fezes retiradas; caso seja utilizada a cama, esta deve ser trocada sempre quando necessário (com excesso de fezes e umidade).

Os comedouros e bebedouros também devemser sempre limpos para garantir uma boa higiene.Todas as outras instalações que fazem parte do criatório como: sala de ordenha, área de tosquia, galpão de ração, etc. também merecem muita atenção na...
tracking img