Controle operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida a adotar. O objetivo do controle é exatamente indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção.

A ação corretiva é tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle. As decisões quanto as correções a serem feitasrepresentam a culminação do processo de controle.

Qualquer que seja o nível, a área de atividade ou o problema envolvido, o processo de controle é basicamente o mesmo e segue aproximadamente estas quatro fases. Pode mudar o mecanismo, mas o processo é sempre o mesmo.

O controle depende e contribui para as outras funções administrativas, guardando estreito inter-relacionamento com todaselas. Sem o planejamento para fixar os objetivos e especificar as atividades, o controle não teria qualquer propósito. Sem a organização, a orientação sobre quem deve fazer as avaliações e quem deve tomar as ações corretivas não existiria. Sem a direção, todos os relatórios de avaliação não teriam nenhuma influência sobre o desempenho atual da empresa.

O controle é um processo reguladorque serve para manter as coisas nos seus devidos lugares. Entendermos por controle ao acompanhamento entre o que foi planejado e o que foi executado facultando a gestão empresarial.

Existem vários tipos de controle que variam de uma Empresa para outra, dependem de fatores como tamanho, hierarquia, cultura da organização e outros. Os tipos de controle podem ser financeiros, contábeis,de produção de qualidade, de inventários. Para ser específico, falaremos de tipos de controle.

DESENVOLVIMENTO

Características do Controle

Um administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes aspectos:

1- Orientação estratégica para os resultados;

2- Compreensão do sistema;

3- Orientação rápida para as exceções;4- Flexibilidade;

5- Autocontrole;

6- Natureza positiva;

7- Clareza e objetividade.

Tipos de controle

Toda organização precisa ter um sistema básico de controle para aplicar seus recursos financeiros, auxiliar no desenvolvimento dos funcionários, avaliarem a produtividade operacional e analisar o desempenho financeiro.1. CONTROLE ESTRATEGICO

O controle estratégico é uma função do administrador, e em conseqüência envolve a ação, isto é, medidas corretivas para fazer acontecer o que estava previsto de mudanças das previsões e controle do desempenho em relação a padrões em determinado no planejamento controle, avaliação e acompanhamento é uma função do processo administrativo que mediante acomparação com padrões previamente estabelecidos,procura medir e avaliar o desempenho das ações estratégicas, com a finalidade de reavaliar os tomadores de decisões, de forma que possa corrigir e reforçar esse desempenho ou interferir em função do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam aos objetivos estabelecidos.
Controle é o processo de produzir e usarinformações para tomar decisões, sobre a execução de atividades e seus objetivos. As informações e decisões de controle permite manter uma organização ou sistema orientado para o seu objetivo. Ao exercer a função de controle você trabalha monitorando constantemente a organização para que ela se mantenha no caminho certo, desviando de incidentes para que chegue ao seu objetivo. O processo de controlefornece informações e possibilita tomar decisões sobre quais objetivos devem ser atingidos, o desempenho da organização em comparação com os mesmos riscos e oportunidades, o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos e eventual necessidade de mudar.

2. CONTROLE TÁTICO

O controle tático ou gerencial é um instrumento de verificação e acompanhamento de medições...
tracking img