Controle motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho mostra a evolução das teorias que explicam o controle motor. Estas teorias partem do pensamento cartesiano para uma abordagem mais ampla e holística. Atualmente temos uma visão mais ecológica através da qual notamos uma preocupação com os fatores ambientais e cognitivos.
O movimento é um aspecto essencial da vida e pode ser compreendido como uma integração de vários sistemas (orgânico, neurológico, biomecânico e bioquímico) associados as características ambientais
Sendo assim precisamos conhecer como o movimento é adquirido e como se dá o controle motor responsável por este movimento.
O controle motor pode ser definido como sendo a capacidade de regular ou orientar os mecanismos essenciais para movimentos a partir de questionamentos sobre como o SNC organiza osdiversos músculos e articulações em movimentos funcionais e coordenados, como as informações sensoriais são usadas para selecionar e controlar o movimento.
Assim, muitas teorias foram elaboradas para tentar explicar como ocorre o Controle Motor. Essas teorias refletem as diferentes visões de como o cérebro controla o movimento algumas enfatizando as influências periféricas, outras as influênciascentrais e outras ainda a função das informações do ambiente no controle do comportamento.
Mais do que uma simples abordagem para explicar a ação, elas enfatizam aspectos da organização da neurofisiologia e neuroanatomia subjacentes a essa ação.
Começamos com:

1.Teoria do Reflexo
Nesta teoria os reflexos são considerados a unidade básica do movimento e assim os movimentos mais complexos sãoformados por uma junção de reflexos.
Sherrington com sua pesquisa formou a base experimental da clássica teoria do reflexo de controle motor.
Para ele os reflexos eram blocos que construíam os comportamentos complexos.
Os reflexos funcionavam juntos ou em sequencia para cumprir um objetivo comum ( Sherrington, 1947).
Um exemplo desta teoria seria o sapo que ao ver uma mosca, desencadeia umestímulo, que produz a ativação reflexa do impulso da língua para capturar a mosca, o que corresponde à resposta, caso seja realmente capturada (Shumway-Cook e Woollacott, 2003).
Ele concluiu que num sistema nervoso intacto a reação de várias partes do sistema ou reflexos simples são combinados em ações maiores constituindo o comportamento do indivíduo como um todo. Este poderia ser um ponto positivo.Como pontos negativos temos:
o reflexo não pode ser considerado a unidade básica do comportamento pois movimentos como os voluntários são aceitáveis como classes de comportamento e o reflexo precisa ser ativado por um agente externo
não há como explicar adequadamente o movimento que ocorre na ausência do estímulo sensorial
não explica os movimentos ultra rápidos ( digitadores experientesmudando de tecla)

não explica a capacidade de produzir movimentos novos

2.Teoria Hierárquica
Esta teoria propõe que no SNC existe uma hierarquia onde centros superiores ( córtex, áreas motoras frontais e áreas responsáveis pela consciência) comandam os centros inferiores ( medula espinhal e nervos cranianos).
Ao invés do reflexo ser a unidade fundamental da ação, a teoria hierárquicacoloca o comportamento do controle a um nível cortical.
O controle hierárquico é definido como controle organizacional que ocorre de cima para baixo, ou seja, cada nível mais alto exerce um controle sobre o nível mais abaixo.
Alguns pesquisadores como Magnus, em 1920, explorando a função de diferentes reflexos nas diversas partes do SN observaram que os reflexos controlados pelos níveis maisinferiores da hierarquia neural estão presentes apenas quando os centros corticais estão danificados.
Mais tarde, Schaltenbrand(1928), partindo dos conceitos de Magnus, explicou o desenvolvimento da motilidade humana em termos do aparecimento e do desaparecimento de uma progressão de reflexos. Ainda manteve a afirmação de que a patologia cerebral pode fazer com que os reflexos primitivos...
tracking img