Controle logico programado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controladores Programáveis são equipamentos eletrônicos programáveis destinados a substituir sistemas controlados por dispositivos eletromecânicos São também conhecidos por CLP (Controlador Lógico Programável) ou por PLC (do inglês “programmable logiccontrol).
Utiliza uma memória programável para armazenar instruções (software de controle). Este software de controle implementa funções comotemporização, contagem, lógica seqüencial, operações aritméticas, para controlar, através de módulos de entrada e saída diversos tipos de máquinas ou processos.

Em 1968 cientes das dificuldades encontradas na época para se implementar controles lógicos industriais. David Emmette William Stoneda General MotorsCorporationsolicitaram aos fabricantes de instrumentos de controle que desenvolvessem umnovo tipo de controlador lógico que incorporasse as seguintes características: :
-Ser facilmente programável e programável para permitir que a seqüência de operação por ele executada pudesse ser alterada, mesmo depois de sua instalação
-Ser de fácil manutenção, preferencialmente constituído de módulos interconectáveis (tipo "plug-in").
-Ter condições de operarem ambientes industriais commaior confiabilidade que os painéis de relés.
-Ser fisicamente menor que os sistemas de relés.
-Ter condições de ser interligado a um sistema central de coleta de dados.
-Ter um preço competitivo com os sistemas de relés e de estado-sólido usados atéentão.
-Cada unidade deveria ser dotada de uma memória programável com capacidade mínima de 3000 palavras. com possibilidade de expansão.Histórico dos Controladores Programáveis
Esse equipamento recebeu o nome de "Controlador Lógico Programável".
0 primeiro protótipo desenvolvido dentro da General Motorsfuncionava satisfatoriamente, porém foi utilizado somente dentro da empresa.

A primeira empresa que o desenvolveu, iniciando sua comercialização foi a MODICON (Indústria Norte-
Americana) através de Richard
Morley. Issopermitiu o início de utilização pelas indústrias que precisavam produzir com flexibilidade, qualidade e competitividade.
Histórico dos Controladores Programáveis
Aplicações típicas de CPs
Praticamente não existem ramos de aplicações industriais onde não existam aplicações de CPs. Algumas aplicações típicas são:
-Máquinas industriais (operatrizes, injetoras de plástico, têxteis, calçados, etc);celulose, pneumáticos, dosagem e pesagem, fornos, etc); | |
-Equipamentos industriais para processos (siderurgia, papel e
-Equipamentos para controle de energia (demanda, fator de carga);
-Controle de processos com realização de sinalização, intertravamento e laços PID;

-Aquisição de dados de supervisão em: fábricas, prédios inteligentes, dispositivos que necessitem de controle remoto,etc;
-Bancadas de teste automático de componentes industriais.
Operação básica de um CLP
O CLP consiste em módulos de entrada ou pontos, uma unidade central de processamento (CPU) e módulos de saídas ou pontos. As entradas aceitam uma variedade de sinais digitais e/ou analógicos provenientes de vários dispositivos de campo como sensores e conversores, que são convertidos em sinais lógicosque podem ser usados pela CPU. A CPU toma decisões e executa as instruções de controle baseada no programa contido em sua memória.
Os módulos de saída convertem as instruções de controle vindas da CPU em sinais digitais ou analógicos que podem ser usados para controlar vários dispositivos de campo (atuadores) .

Operação básica de um CLP
Botões de comando e sensores, neste simples exemplo,conectado a uma entrada do CLP, pode ser usado para partir e parar o motor conectado ao CLP através do contator(atuador).

Vantagens do CLP
O mesmo controle feito pelos contatorese coisas bem mais complexas podem ser feitas pelo CLP. Conexões entre dispositivos e relés éfeita no programa do CLP. A fiação ainda énecessária para conectar dispositivos de campo , mas em menor quantidade ....
tracking img