Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA CONTÁBIL

TEMA:
auditoria contábil
TÍTULO:
controle interno
OBJETIVO:
Desenvolver habilidades técnicas e culturais sobre tal assunto, de maneira facil e prática para a realização das tarefas.
JUSTIFICATIVA:
Expandir conhecimentos para que possa identificar e e evitar possíveis falas no mercado de trabalho junto a uma entidade profissional.
INTRODUÇÃO:
É impossívelconceber uma empresa que não disponha de controles que
possam garantir a continuidade do fluxo de suas operações e informações propostas. Por analogia, toda empresa possui controles internos,a diferença básica é que estes podem ser adequados ou não ao exercício de sua atividades.
DESENVOLVIMENTO:
Um controle interno adequado é aquele estruturado pela administração
e que possa propiciar umarazoável margem de garantia de que os objetivos e metas serão atingidos de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade.
Razoável margem de garantia pode ser entendido como medidas de
efetividade e a custos razoáveis, estabelecidas para evitar desvios ou restringilos a um nível tolerável.
Isso significa que erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos serão evitados e, na sua ocorrência,serão detectados e corrigidos dentro de curto prazo, pelos funcionários, como parte de suas funções habituais.
Medidas de efetividade e de custos razoáveis são a decorrência do
conceito de comparar o valor do risco ou da perda potencial contra o custo do controle respectivo.
Controles eficientes permitem cumprir os objetivos de maneira correta e tempestiva com a mínima utilização de recursos.CONCEITO DE CONTROLE INTERNO.
O controle interno não é, necessariamente, um complexo sistema de
rotinas e procedimentos burocráticos. A arte e a sensibilidade do administrador residem exatamente na capacidade de implantar sistemas de controle que apresentem uma relação custo-benefício favorável e suportável pela empresa.
Portanto, para que o controle seja bem sucedido é preciso, a priori, umbom sistema de informação a fim de identificar o que realmente deve ser realizado na entidade e qual a melhor decisão a ser tomada.
O AICPA, American Institute of Certified Public Accountants4, por meio do Relatório Especial da Comissão de Procedimentos de Auditoria, define: “O Controle Interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa,para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis,promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela
administração”.
Dentro de uma organização, é necessário que se façam e se cumpram
normas e procedimentos para tornar a administração mais versátil. Estimulando
estes, far-se-á com que seus empregados tornem-se maisresponsáveis,
evitando e desestimulando os mesmos de tornarem-se desonestos ou
negligentes.
Segundo os autores Boynton,W.C.; Johnson,R.N.; Kell,W.G., (2002, p.
113) temos a seguinte definição:
“Controles Internos: são um processo operado pelo conselho de
administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintescategorias:
- confiabilidade de informações financeiras;
- obediência (compliance) às leis e regulamentos aplicáveis;
- eficácia e eficiência de operações”.
Diante desses conceitos, pode-se afirmar que o controle interno envolve todas as atividades e rotinas, de natureza contábil e administrativa, com o intuito de organizar a empresa de tal forma que seus colaboradores compreendam, respeitem e façamcumprir as políticas traçadas pela administração; os ativos tenham sua integridade protegida; e por fim que, todas as operações da empresa sejam adequadamente registradas nos registros contábeis e fidedignamente retratadas pelas demonstrações financeiras.
Os princípios e fundamentos do controle interno não são uniformes para todas as empresas. Cada empresa deverá estabelecê-los dentro de sua...
tracking img