Controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TELESALA ATALAIA-PARANÁ
CURSO: TECNOLOGO EM ADMINISTRAÇÃOPÚLICA
TURMA 01/2008

O CONTROLE INTERNO DA ÁREA FINANCEIRA NO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa apresentado a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Publica como requisito parcial do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador Professor Jorge Luiz Marcondes.Atalaia/2011

SUMÁRIO

1. Introdução……………………………………………………………….…. ......03
1.1.Justificativa………………………………………….…………………, .....05
1.2.Objetivos……………………………………………………………….. ......05
1.2.1.Geral …………………………………………………………..… …...05
1.2.2 Específicos……………………………………………………………06
2. Material e Métodos…………….…………………………………………… ….06
3. Apresentação dedados…………………………………………………… …07
4. Análise e Discussão dos resultados …………………………………… …08
5. Considerações Finais……………..……………………………………... …..08
Referências....………………………….…………………………………….... .…10

O CONTROLE INTERNO DA ÁREA FINANCEIRA NO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO

Este estudo visa demonstrar a importância do Controle Interno como ferramenta fundamental para assegurar a fidedignidade eintegridade dos registros e demonstrações contábeis. Sua utilização torna-se indispensável para a segurança da administração pública e também para resguardar o Administrador na sua tomada de decisões. Tem por objetivo avaliar como é realizado a folha de pagamento do Departamento de Recursos Humanos, bem como proteger os ativos, produzir dados confiáveis e assegurar o controle de admissão edemissão, salvaguardar a eficiência operacional e aderir as normas legais. Dessa forma, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, averiguando, in loco o funcionamento de todo o processo. Com este trabalho tem-se a oportunidade de ter a ciência da utilização de um controle interno eficiente, muito se tem contribuído para uma melhor atuação do gestor público com o propósito deplanejamento, avaliação de resultados de ação.

Palavras-chave: Controle Interno. Administração Pública. Recursos Humanos.

1 INTRODUÇÃO

O ano de 2002 foi marcante para a administração pública brasileira, em face da sanção da Lei de Responsabilidade Fiscal[5], cujo objetivo, conforme seu art. 1º é estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestãofiscal. Esta Lei veio para fortalecer conceitos fundamentais de administração pública, para assegurar uma gestão responsável e transparente no trato dos recursos governamentais, dando ênfase ao planejamento, ao controle da gestão fiscal, quando estabelece metas para que sejam auferidos os resultados e a divulgação das contas públicas.
O Controle Interno existe no âmbito dos três poderes,Executivo, Legislativo e Judiciário e tem a seguinte finalidade descrita na Constituição Federal[6].
Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de Controle Interno com a finalidade de: avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da união, comprovando a legalidade e avaliando osresultados, quanto a eficácia, eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, trazendo como forma de prevenir erros e irregularidades na administração. “(Art.74/CF)”.
Segundo Almeida[7] (1996, p.50) o Controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com objetivos de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar aadministração na conduta ordenada da empresa.
O Instituto de Auditores internos do Brasil, Audibra[8] (1992, p 48) registra: controles internos devem ser entendidos como qualquer ação tomada pela administração compreendida tanto a Alta Administração como os níveis gerenciais apropriados, para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecida seja atingido. A Alta...
tracking img