Controle interno na hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
1.1-Contextualização do tema

Com o advento da Copa do Mundo de 2014, o “boom” hoteleiro no Brasil está evidente. Principalmente nas cidades sede e regiões metropolitanas a crescentedemanda por unidades habitacionais está fazendo com que o investimento na área de hotelaria cresça com rapidez.
Alinhado a este crescimento, a necessidade de acompanhamento das operações hoteleirasse faz necessário para que o gestor consiga administrar o empreendimento com maior eficiência e eficácia.
Atualmente, para facilitar a administração e integrar todas as áreas (centros de custo) deum hotel, várias ferramentas podem ser utilizadas, como por exemplo, um sistema ERP (Entrerprise Resource Planning – sistemas que integram todos os dados e processos de uma empresa em um únicosistema). Juntamente com a utilização destes programas, o controle interno ganha destaque como uma ferramenta capaz de orientar a ação administrativa (Powers,2004, p 377), sendo capaz fornecer todas asinformações que serão necessárias para possibilitar a comparação dos resultados obtidos com os propostos, mensurar o desempenho dos diversos setores e ainda propor mudanças visando maior êxito nasatividades da empresa.

1.2-Problema de pesquisa

De acordo com Vergara, “problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa” (2001, p.13).

A delimitação doproblema é feita situando o objetivo em estudo no tempo e no espaço, indicando os pressupostos e postulados que vão subsidiar as discussões e a análise a que se propõe o estudo (Marion, et AL, 2002p.36).

Ainda de acordo com Vergara (2009) o problema de pesquisa os interesses práticos à vontade de compreender fatos cotidianos e outras situações ligadas à entidade. Diante disto, propõe-seneste artigo identificar os benefícios que o controle interno gera aos administradores no setor hoteleiro.
1.3-Objetivo Geral
Para Vergara (2001, p.18) o objetivo é o resultado almejado; e este,...
tracking img