Controle de risco e sinistros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Questão: Controle de riscos e sinistros
a) No caso de ocorrência de um incêndio florestal, qual seria a classe de incêndio
predominante? Justifique sua resposta citando exemplos de materiais característicos da
classe que você escolheu.
b) Quais as possíveis formas de propagação do fogo em incêndios florestais? Justifique sua
resposta, explicando como estes processos ocorrem e quaismateriais/substâncias são
envolvidos durante a propagação.
c) Quais seriam os métodos de combate ao fogo mais adequados, no caso de incêndios
florestais, considerando a existência ou ausência dos recursos naturais disponíveis no
local?
Resposta do item a da Questão 1:
A classe de incêndio predominante no caso de incêndio florestal é a classe A, é a que ocorre em materiais sólidos oufibrosos, como: madeira, tecido, algodão, papel, etc. Como os materiais dessa classe queimam em profundidade, é preciso utilizar um agente extintor com alto poder de penetração e umidificação.
Resposta do item b da Questão 1:
São as possíveis formas de propagação do fogo: quantidade, tipo e arranjo do material combustível, umidade do material combustível, condições climáticas, topografia e tipo defloresta. A umidade relativa do ar é um elemento preponderante na determinação do grau de dificuldade no combate ao incêndio florestal, a temperatura do ar influi na temperatura de ignição (260 a 400 graus Centígrados), afetando diretamente o grau de inflamabilidade dos combustíveis florestais. A madeira seca entra em combustão à temperatura aproximada de 285 graus Centígrados. A temperatura doar, a umidade relativa e o vento são os principais componentes do clima que interferem nos incêndios florestais.
Resposta do item c da Questão 1:
MÉTODO DIRETO- São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bomba); terra (pás); ou batidas (abafadores).
MÉTODO INDIRETO - Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros comequipamento pesado (tratores, etc.), utilizando ainda um contra-fogo, para ampliar a faixa limpa e deter o fogo, antes que chegue ao aceiro.
MÉTODO AÉREO - Usado nos incêndios de copa, de grande intensidade e área e em locais de difícil acesso às brigadas de incêndio. São usados aviões e helicópteros, especialmente construídos ou adaptados para o combate ao incêndio, deve-se procurarencurralar o fogo.


2ª Questão: Segurança agrícola e rural
a) Explique como a aplicação de agrotóxicos, utilizado em culturas longe das comunidades
alternativas, pode prejudicar os trabalhadores agroecológicos.
b) Cite os principais procedimentos de higiene que o trabalhador, que aplicou agrotóxico na
lavoura, deve tomar, no seu dia a dia e quando chegar em casa,para não contaminar seus
familiares.
Resposta do item a da Questão 2:
A agroecologia é um sistema de produção que procura imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais. Nas propriedades em que se trabalha a agroecologia é normal ver todo tipo de organismo, pois se sabe que todos os seres possuempapel importante no equilíbrio, contudo essas propriedades e seus respectivos trabalhadores têm sido prejudicados pela aplicação de agrotóxicos em propriedades de áreas lindeiras que por meio do fenômeno Deriva há um desvio da trajetória das gotas do defensivo agrícola que acabam atingindo o solo, nascentes e córregos, como também há gotas que se deslocam para fora da área da cultura, causado pelaação do vento e da evaporação da água usada na preparação da calda, tais fatores é um dos principais responsáveis pelos prejuízos causados a produção orgânica e pela contaminação ambiental, com isso as propriedades voltada para esse tipo cultura apresentam dificuldade para requerer o Selo Verde e certificação agroecológica.

Resposta do item b da Questão 2:
Pesquisas médicas apontam que...
tracking img