Controle de Qualidade Externo Laboratorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle Externo da Qualidade
É o Controle Interlaboratorial. É um sistema de controle em que o resultado de cada teste do laboratório participante do programa é comparado com a média de consensodo seu grupo. A média de consenso para cada analito é calculada pelo patrocinador do programa utilizando os resultados enviados pelos laboratórios, os quais são agrupados por metodologias de ensaiosempregadas. Portanto, consiste na comparação da exatidão dos exames de um laboratório com a de outros participantes. Desta maneira, o Controle Externo da Qualidade visa padronizar os resultados delaboratórios diferentes através da comparação interlaboratorial de análises de alíquotas do mesmo material.
Considerando que em análises clínicas dispomos de pouquíssimos padrões internacionais, oControle Externo da Qualidade torna-se a melhor ferramenta para determinar e ajustar a exatidão dos métodos quantitativos. Com a participação efetiva em um Programa de Controle Externo da Qualidade, olaboratório poderá assegurar que os seus resultados se aproximam o máximo possível do valor real (exatidão) dentro de uma variabilidade analítica permitida.
Neste sistema, os laboratórios participantesanalisam amostras controles de concentrações desconhecidas que lhes são enviadas pela patrocinadora do programa de Controle Externo da Qualidade. A patrocinadora do programa recebe os resultados dosparticipantes, separa-os por grupos de metodologias iguais, determina a média de consenso de cada grupo e calcula o respectivo desvio padrão. Por último, é feita uma avaliação dos resultados de cadalaboratório e emitido ao participante um conceito com base em normas da OMS e da IFCC, nas seguintes categorias:
Eduardo - • BOM: Quando os resultados obtidos pelo laboratório estão dentro da média maisou menos um desvio padrão.
• ACEITÁVEL: Quando a variabilidade laboratorial está dentro da média mais ou menos dois desvios padrão.
• INACEITÁVEL: Quando a variabilidade está fora da média mais...
tracking img