Controle de qualidade em auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS DE AUDITORES

A auditoria das demonstrações contábeis pode ser definida como sendo um conjunto de procedimentos técnicos, os quais objetivam emitir um parecer sobre a adequação, tendo como balizadores os princípios de contabilidade, as normas brasileiras de contabilidade e legislações especificas, naquilo que for pertinente.
A auditoria independente evoluiude maneira substancial com o passar dos tempos. No intuito de passar uma maior confiabilidade e fidedignidade sobre os registros contábeis apresentados pelas companhias, as empresas de auditoria independente tiveram que se adequar a evolução da sociedade e buscar atingir parâmetros de qualidade cada vez mais rígidos e adequados à realidade dos usuários.
Nesse caminho, é de suma importância àverificação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos, em virtude da série de problemas apresentados, historicamente, por empresas de auditoria que atestaram como fidedignas demonstrações financeiras distorcidas, o que acabou por induzir a decisões errôneas dos usuários dessas informações, o quê acabou por abalar o nível de confiabilidade dessas empresas e, consequentemente, trouxe prejuízos degrande monta aos usuários que se valeram dos pareceres emitidos por essas empresas.
Devido a essa gama de problemas ocasionados e a necessidade de informações mais fidedignas, o mercado de auditoria acabou tendo que sofrer um processo de regulação sobre as atividades desenvolvidas, com isso é possível vislumbrar uma redução da assimetria das informações, teoria da agência, entre usuários dasinformações financeiras e as empresas e os operadores dos mercados financeiros.
Com a crescente evolução das normas e maior fiscalização dos órgãos reguladores sobre o mercado de auditoria, a necessidade da convergência das Normas de Auditoria aplicadas no Brasil às Normas Internacionais do IFAC e, também, a cada vez maior complexidade do ambiente técnico-operacional dos trabalhos prestados pelosAuditores Independentes, ficou claro que existia uma necessidade de ser implementado um sistema de qualidade sobre os trabalhos de asseguração desenvolvidos pelas empresas de auditoria, apresentando assim um parâmetro uniforme a ser seguido pelas diferentes Firmas de Auditoria atuantes no mercado.
Buscando atender essas necessidades, o CFC emitiu a NBC PA 01 – “Controle de Qualidade para Firmas(Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes”, que procura dar uma abordagem prática, a qual os auditores independentes podem fazer uso ao desenvolver e implementar o sistema de controle de qualidade de suas firmas, ajudando assim as firmas de auditoria a prestarem serviços de asseguração com uma alta qualidade e confiabilidade aos seus clientes.
A norma trata de conceitos-chave como aresponsabilidade da liderança pela qualidade na firma, as exigências éticas relevantes, aceitação e continuidade de clientes e trabalhos específicos, recursos humanos, execução do trabalho, monitoramento e documentação.

A responsabilidade da liderança pela qualidade na firma deve ter por objetivo o estabelecimento de políticas e procedimentos que promovam uma mudança na cultura interna da firma,buscando conscientizar os colaboradores que a execução dos trabalhos deve ter em sua essência uma qualidade de alto nível. Também, a alta direção deve atribuir a responsabilidade pelo sistema de controle de qualidade a pessoa que tenha experiência, capacidade e autoridade para assumir tal responsabilidade.
Quanto às exigências éticas relevantes, a firma deve estabelecer politicas e procedimentosque presentem razoável segurança de que os funcionários e a firma, seguem os princípios explícitos ou implícitos no Código de Ética do Contabilista e em normas profissionais correlatas com os serviços desenvolvidos, deve também buscar, por meio de procedimentos e politicas, assegurar a independência da firma e de seu pessoal quando na execução de trabalhos de auditoria.
Na aceitação e...
tracking img