Controle de qualidade deuma peixaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Da fala para escrita- Atividades de Retextualização
Luis Antônio Marcuschi
Marcuschi trata a oralidade e letramento como um conjunto de práticas sociais. Com isso, torna-se difícil estabelecer relações entre ambas, limitando-se em analisa-las de forma teórica, sem observar suas respectivas práticas na sociedade.
Antes da década de 80 a oralidade e letramento eram tratados comoopostos. A escrita era superior a oralidade, além disso, era vista como essencial para o uso da língua. Nesse sentido, Marcuschi irá focar a sua análise ao uso da língua.
Para o autor “o que determina a variação linguística em todas suas manifestações são os usos que fazemos da língua. São as formas que se adequam aos usos e não o contrário.”( p.16) Ou seja, letramento e a oralidade se adequam aforma que é utilizada pela sociedade.
Acrescenta que, o letramento tem uma relação ao uso da escrita e que, com o passar do tempo a escrita foi assumindo papel de extrema importância para sociedade, tanto que atualmente é vista como uma forma de sobrevivência no mundo contemporâneo.
Além disso, frisa que a escrita tornou-se um elemento indispensável, que simboliza educação, desenvolvimento epoder. Porém, deixa explícito que a escrita não pode ser representação da fala, pois nenhuma é superior a outra, apenas possuem algumas características distintas.
Apesar de possuírem características próprias, não são totalmente opostas. Tanto a escrita quanto a oralidade permitem a construção de textos coerentes e coesos, variações linguísticas e pensamentos abstratos.
A fala é obtida de formanatural, através do convívio social, desde seu nascimento, quando a mãe passa a se comunicar com o filho, ao contrário da aprendizagem da escrita que, normalmente ocorre em ambientes formais, como a escola.

Presença da oralidade e da escrita na sociedade

O objetivo de Marcuschi é mostrar a presença da oralidade e da escrita no cotidiano da sociedade.
Ao falar sobre letramento, diz que estanão significa aprendizagem da escrita. Sendo assim, mostra a existência do letramento social, que é adquirido não somente no ambiente escolar, mas também fora.
Dentro disso, fala que a escrita está presente na família, escola, trabalho, atividade intelectual, dia-a-dia e na vida burocrática. Ainda, enfatiza a importância de relacionar a escrita e contexto, pois em cada contexto a utilização daescrita é variada.
Mostra também, a diferença entre letramento, alfabetização e escolarização.
Segundo o autor “ o letramento não é equivalente a aquisição da escrita. Existem letramentos sociais que surgem e se desenvolvem à margem da escola, não precisando por isso serem depreciados.” (p.19)
De acordo com esse fragmento o letramento é um conjunto de práticas sociais, ou seja, é umaprática de leitura utilizada no contexto social. Exemplo: identificação de dinheiro, nome de ônibus embalagens, sem saber decodificar os signos.
A alfabetização historicamente ocorre através do ensino sistematizado da leitura e escrita. Ou seja, precisa de um mediador no processo dessa aprendizagem, além disso, é exigida domínio das habilidades de leitura e escrita.
A escolarização, tem comoobjetivo a formação do indivíduo, através de uma metodologia de ensino, projetos educacionais, em que a alfabetização é um dos integrantes.
Contudo a oralidade está presente em vários contextos, mesmo em ambientes em que há predominância de gêneros da escrita, como no caso do ambiente escolar.

Oralidade versus letramento ou fala versus escrita?

Nesse contexto, Marcuschi tratar oralidade eletramento como práticas sociais e fala e escrita como modalidades de uso da língua.
Segundo o autor, a oralidade é uma prática social, que pode ocorrer tanto num contexto informal quanto formal.
O letramento, é o conjunto de práticas da escrita. A pessoa letrada não é somente aquela que possui domínio da escrita, mas também aquele que, mesmo analfabeto, consegue diferenciar mercadorias pelas...
tracking img