Controle de Qualidade da A gua Exames e Ana lises Inspec a o Sanita ria

1863 palavras 8 páginas
Controle de Qualidade da Água: Exames e Análises, Inspeção
Sanitária
Fabio Rogério Leitão Vasconcelos
Joana Paula Costa Carvalho Montenegro
Luciana Rabelo de Brito
Marcelo Hayashi Hirata

Introdução/Objetivos/Metodoloia
A existência da água é essencial para a continuidade da vida em todo o planeta, bem como para o desenvolvimento de grande parte das atividades realizadas pelo homem. Em virtude de suas propriedades físicas, químicas e físico-químicas que lhe são peculiares, a água pode ser considerada o bem mais caro e precioso oferecido pela natureza.
Assim, o presente trabalho, tem como aspecto principal o processo de análise e controle de qualidade da água em suas características, quanto à presença de sólidos e organismos, no tocante aos parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade e quanto à legislação.
Para a elaboração deste, o processo metodológico utilizado na produção do referencial teórico foi o de pesquisas e leituras sobre o tema em artigos científicos, livros e por consultas a sites referentes ao tema e a trabalhos acadêmicos, objetivando o aprofundamento do assunto.
Neste sentido, os dados oficiais apresentados e as considerações realizadas neste estudo não deixam qualquer dúvida sobre a importância do investimento em sistemas de coleta de água para análises, formas de tratamento e inspeção sanitária para a melhoria da qualidade da água que é fornecida para população brasileira.

Resultados e Discussão
PONTOS DE COLETA E CUIDADOS GERAIS
Segundo a CAGECE, ela possui mais de 16 mil pontos de coleta somente na Região Metropolitana e possui mais pontos de coleta no Interior, onde a coleta de amostras é proporcional ao número de pessoas atendidas pela Cagece em cada área. Esses pontos de coleta são escolhidos baseados por critérios geográficos e de risco, tais como hospitais, centros de saúde familiares e outros. Também é feito analises e exames da qualidade de água de chafarizes públicos e até mesmo, caso seja solicitado pelo indivíduo, de
poços

Relacionados