Controle de qualidade da merenda escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O Núcleo Residencial Pilar, hoje Distrito de Jaguarari, oriundo da Mineração Caraíba há 30 anos, uma das maiores produtoras de concentrado de cobre do Brasil, está localizado a 506 quilômetros de Salvador, 75 quilômetros de Jaguarari e 110 quilômetros de Juazeiro. De acordo com o crescente desenvolvimento local, passou a ser uma comunidade aberta por sua excelenteestrutura urbanística como sua pujança econômica e cultural. Sendo a educação um dos pilares do desenvolvimento de toda e qualquer sociedade, nasce juntamente com o Núcleo a necessidade de implantar escolas para atender à demanda de alunos que chegaram com seus familiares, devido o advento da exploração do cobre.
Com o intuito de formar cidadãos íntegros, críticos e confiantes, foi inaugurada aEscola Estadual de 1º grau Professor Pedro Calmon, aos cinco dias do mês de setembro de 1986. Teve sua devida regularização do CEE- Conselho Estadual de Educação publicada em Diário Oficial de 12 de Setembro de 1986 e portaria 12969, a qual foi municipalizada em 15.06.2006. Decretada no Diário Oficial Decreto nº 7.254.
Atualmente a escola funciona em dois turnos (matutino e vespertino),com o Ensino Fundamental I, atendendo a 385 alunos sendo a média de idade de 07 a 14 anos, da comunidade local e das comunidades circunvizinhas. Nessa faixa etária a alimentação é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais conhecido como merenda escolar, é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento daEducação (FNDE) e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos (FNDE, 2010).
O cardápio da merenda escolar elaborado por nutricionista que trabalha no município, atende ao pedido da equipe da Secretaria Municipal de Educação: formulado a nível deuma refeição, visando suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos que poderiam ter naquela merenda escolar a única refeição do dia, por diversas razões desde pais desempregados até negligência familiar.
Segurança alimentar e nutricional é a garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente com base em práticasalimentares saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis.
À medida que a segurança alimentar destina-se aos planos estratégicos dos governos em abastecer as escolas durante todo o ano letivo, garantindo o acesso a merenda escolar aos estudantes, a segurança dos alimentos atende no sentido de nãocontaminação física, química, biológica, ou seja, sem risco para o comensal de adquirir uma DTA’s doença transmitida por alimentos, considerando ainda a qualidade nutricional de cada item da merenda escolar.
A Food and Agriculture Organization-FAO, órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, admite que doenças oriundas de alimentos contaminados são o maior problema do mundocontemporâneo.(COSTA, 2006).
Apesar da evolução tecnológica das últimas, décadas, quanto às técnicas de conservação e higiene dos alimentos as doenças por eles transmitidas têm sido consideradas como um grave problema de saúde pública, em escala mundial, sendo os alimentos reconhecidos como o principal vetor das enfermidades entéricas agudas (OLIVEIRA, et al.,2003). O que causa mais espanto éque, estatisticamente, 85% dos casos de doenças transmitidas por alimentos poderiam ser evitados, simplesmente se as pessoas manipulassem corretamente os alimentos (VALEJO, et al., 2003).
Para obtenção da merenda escolar com condições higiênico-sanitárias adequadas é preciso treinamento para as merendeiras, condição fundamental para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos,...
tracking img