Controle de producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle da Produção:
* Guiar as atividades da empresa
* Sempre alguma coisa sai diferente daquilo para o qual
foi planejada
* Correção de falhas ou erros
* Prevenção de novas falhas ou erros

Padrão De Controle:

Padrões de quantidade
Volume de produção
Nível de estoque
N°horas trabalhadas

Padrões de qualidade
CQ de MP
CQ de PA
Especificações do produtoPadrões de Tempo
Tempo-padrão de produção
Tempo médio de estocagem
Padrões de rendimento

Padrões de Custos
Custo de Produção
Custo de Estocagem
Custo Padrão

Métodos de Controle:
* Controle Visual: mais utilizado
* Controle Total: Controla todos os itens
* Controle por Amostragem: parcial, amostras
escolhidas ao acaso
* Controle por exceção: sobre desvios oudiscrepâncias, sobre erros ou falhas

Controle de Estoques:
* Estocar significa guardar algo para a utilização futura
* Ocupa espaço, segurado contra incêndio, roubo etc..
Gera custo
* A falta pode acarretar na parada da produção. Gera
Custo

Controle:
Medir desempenho: Comparar com o planejado
Corrigir o desempenho: Identificar erros ou desvios

CONTROLE: acompanhando todo oprocesso e checando cada etapa. Controlar é acompanhar a execução, medir resultados conseguidos e comparar com o planejado. Controlar é medir desempenho, identificar desvios no planejamento, localizar erros tão logo ocorram e encaminhar correções. 

O controle exige acompanhamento do volume produzido e dos recursos utilizados na produção - seja máquina, tempo, homem ou matéria-prima-, medindoíndices de ocupação, ociosidade, consumo, perda etc., sempre relacionado por unidade fabricada. Se, por exemplo, o planejamento prevê consumo de 100 metros de madeira para a produção de cinquenta cadeiras, o índice a ser acompanhado é de dois metros por unidade fabricada, sendo este o número a ser controlado. 

Todos os dados da produção são anotados em mapas ou relatórios apropriados, ficandoregistrados a quantidade entregue à expedição, as perdas ocorridas, o número de pessoas envolvidas, as horas trabalhadas (por pessoas e máquinas), o material utilizado etc.. Na fase de controle, há o acompanhamento de tudo o que foi determinado na fase de planejamento, verificando se a execução está em concordância com o planejado. 

Caso alguma anomalia ocorra e não seja atribuída ao acaso, mas auma falha de previsão, volta-se ao início (planejamento), visando modificar o plano e evitando repetição futura do problema. 

 Controle da Produção: Atividades que visam a coleta dos dados reais do processo produtivo com a finalidade de determinar desvios e possibilitar ações preventivas e/ou corretivas. Estes desvios podem ser utilizados para identificar possíveis problemas na produção para umamáquina, ordem de produção, lote ou ainda ser utilizado como um dado consolidado para identificar tendências.
Todas as atividades descritas são suportadas por diversos softwares disponíveis no mercado, sendo que a escolha depende de diversos fatores:
Tamanho da empresa – volume de produção, quantidade de produtos, semi-elaborados, número de filiais e faturamento;
Grau de complexidade doprocesso produtivo – número de etapas de produção e grau de necessidade de detalhamento, documentação e controle dos mesmos;

O controle estratégico visa a duas finalidades principais:
A. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.
B. Prevenção de novasfalhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.
O controle é algo universal, consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a unidade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.
Os controles...
tracking img