Controle de processos: um estudo sobre os métodos de controle, baseados nas estruturas organizacionais adotados pelas micro e pequenas empresas (mpes) de palmas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE PROCESSOS: UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE CONTROLE, BASEADOS NAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS ADOTADOS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs) DE PALMAS.
Victoria Maria Ferreira Diniz¹
Robson Feitosa Leal Morais²
Docente: Dr. Flávio Augustus

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo, avaliar a natureza das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), e qual o modelo deimplementação e controle de processos usados internamente. Tendo em vista que as empresas vem sofrendo constantes mudanças no seu modelo de organização e inter relação, além disso visa também avaliar a adequação e dificuldades dessas empresas no âmbito regional, frente a esses novos modelos de organizações emergentes. Um modelo de controle bem elaborado, prima pela otimização dos serviços oferecidospela empresa, atrelado á facilidade de se manter muito mais competitiva no mercado, em que hoje se encontra suscetível de concorrência em meio à globalização. Para isso buscou-se por meio pesquisas bibliográficas, o embasamento para analisarmos como estas empresas estão estruturadas e organizadas, e quais são os modelos de controles adotados internamento no ambiente de trabalho. Com o estudo dapesquisa pôde-se perceber quais as concepções de departamentalização que os Micro empresários possuem, e se os mesmos, ainda vislumbram seu uso.


PALAVRAS - CHAVES: MPE´s, Controle de processos-Departamentalização-Organização.

1. INTRODUÇÃO

O modelo de administração atual teve seu inicio no governo de Getulio Vargas se estendendo de forma mais vigorosa no governo de JuscelinoKubistchek com a ascensão da industrialização no Brasil, que se considerou tardia frente aos demais países.
Contudo necessitou- se de mão de obra especializada e capacitação técnica para enfrentar a industrialização que estava emergente, sendo assim, buscou-se modelos estrangeiros, em especial americanos.
Com esse surto industrializante as empresas ficaram mais complexas uma vez queagregaram valor ao produto, aumentaram o numero de funcionários, cresceram,e se basearam no modelo de divisão da empresa (departamentos). Este, portanto, deveria ser estudado individualmente, podendo assim aplicar modelos estruturais para cada uma.

Na concepção de estruturação organizacional, esse modelo tem sido abandonado modo que ele tem sua importância dentro do ambiente empresarial, porémas empresas passaram a abordar na conjuntura atual o modelo de junção dos departamentos, sem individualismos. Isso permite assim uma visão mais ampla para integrar ás várias especializações e relacioná-las com o meio para que os objetivos sejam alcançados.
Dessa forma, essas duas concepções são consideradas importantes, cada uma com suas especificidades. Dentro das rotinas e os procedimentosexistentes internamente em uma organização, é de grande relevância que haja métodos de ordenação e agrupamentos de atividades e recursos. Ou seja, a estruturação organizacional, para que elas não tenham um desperdício e que possam alcançar os objetivos e resultados estabelecidos, sendo esta de suma importância para a implementação do plano organizacional no ambiente de trabalho.
Para tanto asfunções da empresa se baseia em três estruturas básicas, são elas: planejamento, direção e controle. O planejamento representa o estabelecimento de objetivos; a direção define a orientação das atividades e recursos; o controle determina o acompanhamento e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e aos resultados esperados.
Porém devem ser considerados as alteraçõesplanejadas na estrutura organizacional, uma vez que o mundo esta em constantes mudanças e não se estabelece uma receita pronta para ela. Portanto, não se deve descartar a importância da estrutura organizacional uma vez que esse é um dos meios mais eficazes para adaptar-se as mudanças, de modo que não seja alterados os objetivos finais.
Sendo assim questiona-se, como está definido o modelo de...
tracking img