Controle de nível

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Nível Automatizado Através da Pressão no Recalque em Elevatórias com Reservatório Superior.

Tema 1: Abastecimento de Água

Autores: Jean Carlos Esser, técnico em eletrônica pelo CEDUP-Blumenau, técnico em informática industrial pelo SENAI-Blumenau e formando do curso de tecnologia em processos industriais, modalidade eletromecânica pela FURB-Blumenau,

trabalhando desde 27 demarço 1998 no SAMAE-Blumenau e hoje exerce a função de Técnico em Automação. Cristiano Bittencourt Gularte *, técnico em eletromecânica pela Escola Técnica Federal de Pelotas – RS, engenheiro eletricista pela FURB de Blumenau-SC e mestre em metrologia científica e industrial pela UFSC-Florianópolis/SC. Atuando desde 1997 no SAMAE-Blumenau na seção de manutenção elétrica e mecânica e atualmenteexercendo a função de técnico eletricista.
* Fará a apresentação oral

1. Descrição do Objetivo 1.1. Sistema Atual

Atualmente o sistema de controle de nível em reservatórios superiores é feito por cabos de comando (cabo paralelo) instalados em poste da concessionária de energia, terrenos e residências particulares. A figura 1 mostra o sistema atual.

6 7 4

5

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.Reservatório Inferior Conjunto Moto-bomba Painel Elétrico de Acionamento e Controle Cabo de Comando Tubulação de Abastecimento Chave Bóia Reservatório Superior

3

1 2
FIGURA 1 – SISTEMA ATUAL DE CONTROLE DE NÍVEL EM ELEVATÓRIAS

Este sistema apresenta um índice muito alto de manutenção, pois seu rompimento é muito comum, assim como falha em sua isolação. Diante ao exposto observa-se ànecessidade de uma melhoria deste sistema de forma que os custos de manutenção possam ser minimizados e também que o abastecimento das residências no local melhorem. O acionamento (painel elétrico) é composto de painel metálico, fusíveis, disjuntores, rele-térmico, contatores, fios e bornes com as seguintes funções:
• • •

Acionamento: partida estrela-triângulo, compensadora ou direta; Proteção:disjuntores, fusíveis e rele-térmico; Comando: contator auxiliar que recebe o sinal das chaves-bóia inferior e superior.

Para interligação do painel com as chaves bóias são usados cabo paralelo, cabo telefônico tipo drop ou fio rígido. O comprimento depende do local onde será instalado. Sua função é transmitir a informação para o painel elétrico de que o reservatório superior está em seu nívelmáximo e o inferior no nível mínimo, desligando o conjunto motobomba. É instalado nos postes da concessionária ou particulares e é responsável por 60% dos problemas com abastecimento de água tratada em sistemas elevatórios, por isso a necessidade de eliminá-lo. O funcionamento do sistema elevatório consiste em uma caixa inferior que é abastecida pela rede de distribuição de água, a qual serve comoreservatório para o conjunto motobomba cuja função é elevar a água às regiões de grande altura manométrica. O conjunto motobomba abastece os moradores que estão ligados à tubulação de recalque, sendo que a caixa superior só começa a reservar água quando todos os moradores estiverem abastecidos, o chamado sistema por compensação. Ao encher a caixa superior, a chave de nível abre o contato e informaatravés do cabo de comando que o conjunto de motobomba deve ser desligado. Como o curso da chave de nível da caixa superior é pequeno, na maioria dos casos não é usada de forma eficiente toda a capacidade da caixa superior, ou seja, o conjunto de motobomba liga e desliga em pequenos intervalos provocando um aumento no consumo de energia elétrica. A chave de nível inferior tem a função de não deixar oconjunto de motobomba ligar se a caixa inferior estiver vazia. Existem casos em que esta caixa não existe, e o monitoramento da pressão da rede de entrada do conjunto de motobomba é feito por pressostato, que ao detectar uma pressão abaixo da determinada, não permite que o conjunto de motobomba ligue. O problemas mais freqüentes neste sistema são:


Cabo de comando com oxidação nos contatos...
tracking img