Controle de microrganismos - microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido

1. A infecção nosocomial ou hospitalar é uma infecção adquirida após a admissão do paciente e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionadacom a internação ou procedimentos hospitalares. Esta pode ser contagiosa, principalmente quando causada por bactérias multirresistentes, e os pacientes com maior risco de adquiri-la são: pacientes comtempo prolongado de internação, submetidos a cirurgias, oncológicos, prematuros, transplantados, queimados e portadores de HIV. Os micro-organismos podem ser transmitidos pelo tato, através do ar,gotículas de saliva e também por alimentos e água contaminada.
A principal medida de prevenção a ser adotada é a lavagem da mão com água e sabão que deve ser realizada por todas as pessoas antes eapós o contato com pacientes no ambiente hospitalar. Além disso, pode-se utilizar álcool em gel para higienização das mãos. Em caso de visitas, deve-se evitar a presença de pessoas apresentam um estadode imunidade baixo, gripadas e que possuem alguma doença contagiosa. Já os profissionais de saúde, além das medidas já citadas, devem utilizar jaleco, luvas e máscaras. Técnicas adequadas deesterilização e uso correto de antimicrobianos também são essenciais por estes.
Para a realização do controle das infecções hospitalares os hospitais possuem equipes especializadas (composta por médicos eenfermeiros) no monitoramento e controle dos episódios de infecções, visando a melhoria da qualidade da assistência e a biossegurança de clientes internos e externos. As Comissões de Controle deInfecções Hospitalares (CCIH) devem realizar atividades de vigilância epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitorando o uso de antimicrobianos e acompanhando os profissionaisvitimas de acidentes com material biológico. Além disso, a CCIH é responsável pela promoção de educação de medidas de precaução para os profissionais de saúde e por fazerem recomendações para...
tracking img