Controle de luminosidade ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A construção do projeto controle de luminosidade ambiente baseia-se no princípio do desenvolvimento sustentável, ou seja, atender as necessidades da geração atual e das próximas gerações sem esgotar os recursos para o futuro.
Este projeto visa à implementação de um sistema que controle de intensidade luminosa de um ambiente, esse controle de luminosidade tem a função de manter ailuminação do ambiente independente da variação de luminosidade externa.
Existem ambientes que possuem janelas e recebem luminosidade natural do dia, deste modo não há necessidade que lâmpada forneça a mesma potencia de iluminação. Por esse motivo será criado um controlador de iluminação que através da iluminação natural captada pelo LDR irá diminuir a potencia da lâmpada e consequentementeeconomizar energia elétrica.
Será simulado um ambiente para que possamos demonstrar como o sistema de controle de luminosidade ambiente irá funcionar. O ambiente a ser simulado será um escritório, portanto utilizaremos normas técnicas fornecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em relação à intensidade luminosa que é estabelecida de acordo com a metragem do espaço. Essa lâmpadaserá interligada a um circuito eletrônico com sensores LDRs que serão os responsáveis pela variação da luminosidade interna com a luminosidade externa recebida.
Os conceitos de controle são de grande importância no desenvolvimento de um projeto como este, visto que podemos verificar a estabilidade do sistema e ajusta-los conforme a necessidade.

2. OBJETIVOS TÉCNICOS

Criar um sistema decontrole de luminosidade que proporcione:
* Estabilidade luminosa do ambiente de acordo com a iluminação externa;
* Desenvolver através do projeto à visão de sustentabilidade no modo de economia de energia elétrica;
* Praticidade e facilidade na instalação para o consumidor.
Todos esses os itens citados acima tem como principal finalidade proporcionar aos alunos o conhecimento edesenvolver a prática de um engenheiro eletricista.

3. REVISÃO DA LITERATURA

3.1 SENSOR LDR
Segundo Thomazinni e Albuquerque (1998) O LDR tem como significado Resistor Dependente de Luz ou simplesmente fotoresistor. É usado como sensor de luz numa infinidade de aplicações.
Quando a luz incide as determinadas substancias cujas resistências são alteradas devido a quantidade de luz querecebem, ocorre a liberação de portadores de carga que ajudam a condução da corrente elétrica, conforme mostra a figura abaixo.

Figura 01- A luz libera portadores de carga que reduzem a resistência elétrica de determinados materiais - (THOMAZINNI E ALBUQUERQUE 1998).

O sulfeto de cádimo, cuja fórmula química é CdS é utilizado na construção dos LDRs. São chamdos de fotocélulas de sulfeto de cádimoou simplismente células de CdS. Apresentam uma resistência que é diminuida para algumas centenas de milhares de ohms quando recebe iluminação direta, a luz forte, uma lâmpada próxima ou a luz direta do sol. A figura abaixo ilustra a variação de resistência em função da incidencia luminosa sobre o fotoresistor.

Figura 02- A variação de resistência com a luz - (THOMAZINNI E ALBUQUERQUE 1998).A superfície é composta de sulfato de cádmio. Pequenas trilhas do material condutor, eventualmente ouro, se entrelaçam com o material condutor de modo a aumentar a superfície de contato e assim ser conseguida maior capacidade e maior sensibilidade.
A luz pode atingir essa superficie sensível por uma janela de plástico transparente no próprio invólucro. Dois terminais dão acesso ao sensor parasua ligação a um circuito externo. A figura abaixo mostra um dos tipos de encapsulamento do fotorresistor e sua simbologia.

Figura 03- LDR aspecto e símbolo. - (THOMAZINNI E ALBUQUERQUE 1998).

Os LDRs não são componentes polarizados, o que significa que a corrente pode circular nos dois sentidos. As variações da resistência com a luz é igual em qualquer sentido.
A figura abaixo mostra os...
tracking img