CONTROLE DE INSETOS EM FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS ARMAZENADOS COM O USO DE TEMPERATURAS EXTREMAS E GASES

341 palavras 2 páginas
CONTROLE DE INSETOS EM FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS ARMAZENADOS COM O USO DE TEMPERATURAS EXTREMAS E GASES

O uso de agrotóxicos para a conservação de frutos e grãos armazenados contra infestações de insetos mostra-se como um fator negativo em decorrência do custo atribuído e dos resíduos tóxicos deixados nos produtos. Atualmente os mercados internacionais principalmente dos Estados Unidos, Japão e da Europa estão numa procura cada vez maior por produtos de qualidade, isto é tanto o aspecto visual das frutas importadas quanto os tratamentos a que foram submetidas durante a produção, beneficiamento e conservação são avaliados.
Em virtude desse processo uma das alternativas encontradas por estudiosos para manter esses alimentos livres de resíduos de produtos químicos e isentos de insetos foi o uso de temperaturas extremas e concentrações de O2 e CO2 em atmosferas controladas.
Vários testes foram realizados em diferentes vegetais e com alguns tipos de insetos em temperaturas extremamente altas ou baixas, de forma que não fosse suficiente para alterar propriedades dos alimentos.
As temperaturas abaixo de um determinado limite podem causar a inativação e destruição de enzimas ou de nutrientes com maior rapidez com que são sintetizados, afetando os processos metabólicos dos insetos (Langridge apud HOWE, 1966). Dessa forma em exposição a essas temperaturas alguns insetos podem acumular danos que apenas se manifestem em fases seguintes do seu ciclo biológico. Em temperaturas elevadas há certas restrições que devem ser respeitadas, sua utilização depende a tolerância pela espécie vegetal às temperaturas exigidas pela técnica, além desse método poder acelerar a deterioração dos produtos quando colocados no mercado. A técnica de atmosfera controlada consiste na alteração controlada da composição gasosa de um ambiente, através da diminuição do conteúdo de oxigênio e elevação do gás carbônico, que torna-se letal para organismos pragas, como ácaros e insetos em grãos

Relacionados