Controle de infecções

Páginas: 11 (2718 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
CAMPUS-BOA VISTA

CONTROLE DE INFECÇÕES

BOA VISTA – RR
OUTUBRO DE 2011
ACADÊMICO

CONTROLE DE INFECÇÕES

Trabalho apresentado a Faculdade Cathedral sob a orientação da profª Denize Quintela na disciplina de Microbiologia para melhor atendimento do conteúdo abordado e obtenção de notas.

BOA VISTA – RR
OUTUBRO DE 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO03
1.0 CONTROLE DE INFECÇÕES 04
1.1Vacinação04
1.2 Medidas a ser tomadas para garantir a segurança contra infecções 04
1.2.1 Lavagem e anti-sepsia das mãos 04
1.2.2 Uso de luvas 05
1.2.3 Uso de máscaras 05
1.2.4 Uso de óculos de proteção 05
1.2.5 Uso de vestimentas 06
2.0 TRATAMENTO DE MATERIAIS E INSTRUMENTAIS 07
2.1 Descontaminação de materiais 07
2.2 Limpeza de materiais 08
2.3 Desinfecção de materiais 08
2.3 Esterilização demateriais 09
2.3.1 Esterilização através de ESTUFA: 09
2.3.2 Esterilização através de AUTOCLAVE a VAPOR: 10
2.4 Tratamento de equipamentos e materiais especiais 10
3.0 TRATAMENTO DE AMBIENTE E EQUIPAMENTOS FIXOS 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS14





INTRODUÇÃO
Em procedimentos médicos ou odontológicos muitas vezes se faz necessário o uso de materiais que entram em contato comsecreções, que por sua vez estão repletos de microorganismos que podem se caracterizar como vírus, fungos ou bactérias que em algumas situações transmitem patologias.
Umas das grandes preocupações de hoje em dia e o risco de transmissão de HIV, HPV, hepatite e outras doenças que afeta de modo significativo a qualidade de vida de uma pessoa que contrai a patologia.
Por esses motivos esse trabalho iraabordar como esse controle de infecções pode ser realizado, facilitando o entendimento sobre o que e uma infecção hospitalar e o que se pode fazer para minimizar o risco de transmissão por uso de materiais não descartáveis.
A crescente divulgação na mídia sobre esses riscos de transmissões tem feito a população adquirir preocupações sobre como esses procedimentos são realizados, e que benefícioseles trazem.
O objetivo desse trabalho e abordar todos os aspectos envolvidos facilitando o entendimento de forma fácil e eficaz.

1.0 CONTROLE DE INFECÇÕES
1.1 Vacinação
O primeiro método a ser tomado para controla alguns tipos de infecções e a vacinação. Pois é uma forma de deixar o organismo preparado contra uma doença que ainda pode ser adquirida, como hepatite B que tem vacinarecomendada tanto para dentistas como para seus auxiliares.
1.2 Medidas a ser tomadas para garantir a segurança contra infecções
1.2.1 Lavagem e anti-sepsia das mãos
As mãos representam um dos maiores veículos de transmissão de infecções. A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
As mãos devem ser lavadas sempre que estiveremvisivelmente sujas, antes de colocar luvas e após retirá-las, antes e após procedimentos com todos os pacientes, após contato com qualquer material, equipamento ou superfície potencialmente contaminados. As mãos devem ser lavadas com sabão neutro, reservando o uso de sabão com anti-séptico antes de procedimentos cirúrgicos e em situações de extrema contaminação das mãos. Devem ser secas compapel-toalha descartável.
A utilização de escovas nas mãos e antebraços não tem sido mais recomendada por causar lesões e colonização da pele, através do seu uso sistemático, além do risco de utilização de escovas com cerdas endurecidas e que não tenham sofrido uma adequada desinfecção e/ou esterilização. Deve-se dar preferência à anti-sepsia sem escovação, apenas com fricção das mãos. Quando utilizadas,as escovas deveriam ser estéreis, descartáveis e com cerdas macias, e destinadas apenas para a escovação das unhas.
Os tipos mais comuns de anti-sépticos utilizados para anti-sepsia das mãos são: álcool, clorexidina, triclosan, compostos de iodo, como por exemplo polivinil pirrolidona iodo e outros iodóforos.

1.2.2 Uso de luvas
As luvas devem ser usadas em todos os procedimentos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • controle de infecçoes
  • BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE INFECÇÕES
  • Controle de Infecções Hospitalares
  • O controle de infecções hospitalares
  • PROTOCOLO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES
  • PROTOCOLO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES
  • PROTOCOLO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES
  • PROTOCOLO PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!