Controle de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





CONTROLE DE ESTOQUES


Andréia Mocelin
Gabriela Conrado




Chapecó, Março de 2012.







UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

CURSO AdministraçãoPERÍODO 5º

DISCIPLINA Logística e Transportes

PROFESSOR Moacir Francisco Deimling








COMPRAS

Andréia Mocelin
Gabriela Conrado










Chapecó , Março de 2012.

1) INTRODUÇÃO


A relevância da Administração tem se apresentado nos últimos anos, de relevante importância para a evolução das organização e dasociedade. Desde a Administração cientifica até o momento atual percebe-se o quanto a ciência contribui para a consolidação da nossa sociedade.

A meta principal de uma empresa é sem dúvidas maximizar lucros sobre o capital investido em fabricas, equipamentos, financiamentos, reservas de caixa, estoque. Espera-se então, que o dinheiro que está sendo investido em estoques seja facilitadornecessário para a produção e o bom atendimento das vendas.

A função do controle de estoque é justamente maximizar este efeito facilitador de vendas e o ajustamento da produção. Mas muitas vezes não recebe a atenção devida por parte dos empresários. Por esse fato pode prejudicar a empresa ou reduzir sua lucratividade.

Considerando que a empresa necessita responder com rapidez as exigênciasdo ambiente a qual está inserido, busca-se nesse trabalho verificar quais as ferramentas utilizadas no controle de estoque da administração que possa nortear a escolha dessas respostas.

Por isso, o controle de estoque é a base de tudo, pois se está bem coordenado pode elevar a empresa um nível acima. Ganhando um diferencial para se manter no mercado, que nos dias de hoje estácompetitivo.

Este trabalho tem como objetivo, conhecer como é os principais etapas do controle de estoques dentro da empresa Maxxi Atacado que é uma empresa varejista e atacadista. Visando como o processo processo é de suma importância para o desenvolvimento de todas as atividades dentro da organização e se efetuado da forma correta podendo trazer muitos benefícios, o que a mesma alude para ocrescimento da empresa.


1.1 Objetivos



1.1.1 Objetivo Geral

✓ Conhecer a gestão de estoques em uma empresa.



1.1.2 Objetivos Específicos

✓ Descrever as funcionalidades do software como ferramenta de gestão de estoque.

✓ Conhecer os métodos de movimentação e avaliação do estoque.

✓ Conhecer como a logística influencia na gestão de estoque.

✓ Explicarqual a importância da administração de estoques na empresa.




2. Revisão Teórica



Material Requirements Planning (MRP)

“São sistemas de planejamento baseados na explosão da estrutura dos produtos, visando controlar as necessidades de materiais com o uso do computador” (Simcsik, 1992).

O MRP, ou Planejamento das Necessidades de Materiais, é conhecidocomo um software de planejamento das necessidades de material. Contudo, o MRP é muito mais do que isto, trata-se de uma lógica sistemática aplicada no planejamento da produção.

Segundo Moura (2004, p.94), é uma técnica para determinar a quantidade e o tempo para a aquisição de itens de demanda dependente, necessários para satisfazer os requisitos de um programa-mestre, ou seja, o conjuntode procedimentos logicamente relacionados, projetados para calcular necessidades de materiais de itens de demanda dependente.

O MRP é um sistema de inventário que consiste em tentar minimizar o investimento em inventário. Em suma, o conceito de MRP é obter o material certo, no ponto certo, no momento certo. Tudo isso através de um planejamento das prioridades e da programação.

Este...
tracking img