Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO SOBRE O CONTROLE DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA DE RECARGA DE TONER PARA IMPRESSORA

Lucas Bredariol pirágine¹; Rodrigo Galvão de Castro2;

12Faculdade de tecnologia de Jahu – FATEC - JAHU.

Lucas_piragine@hotmail.com


INTRODUÇÃO



A tecnologia avança em passos acelerados e a cada dia há lançamentos de novos computadores e novos métodos de impressão, fazendo com que empouco tempo de uso os dispositivos que eram novos resultem em lixo eletrônico. O mercado abre espaço para a reciclagem ou o reaproveitamento de peças, retornando-as para o consumo. Esta nova comercialização vem crescendo em larga escala, incluindo a reciclagem de cartucho e toners para impressoras.
Em parte, isso significa novas oportunidades de trabalho e redução de custo de impressão para ocliente final, pois o valor de cartuchos e toners remanufaturados e recarregados são menores do que cartuchos originais.
A remanufatura pode ser comparada a reciclagem de cartuchos e toners, pois contribui para que estas peças não vão para o lixo comum contaminando o meio-ambiente.
Com várias empresas já instaladas neste ramo e com o mercado com tendências a crescer, é necessário oempreendedor ter um controle de todo o processo produtivo e de mercado, incluindo custos em um controle de estoque adaptado a sua empresa.
É necessário coletar dados da empresa para analisar a característica de mercado, sabendo onde alocar o investimento de estoque, tendo o retorno financeiro esperado.
De uma maneira geral, para as empresas, o estoque é caracterizado como uminvestimento com alto custo financeiro, porém com uma grande importância para o mercado de varejo, o atendimento ao cliente, este vem como um diferencial em relação à concorrência, podendo atingir um nível de serviço adequado, atendendo o mercado prontamente.
O controle de estoque presente em médias e grandes empresas também tende a agir em pequenas empresas, procurando economia e excelência emresultados. Para Ballou (2006) o estoque é visto como desperdício, pois absorve capital que seria mais rentável se destinado a incrementar a produtividade e a competitividade. Porém, para Moura (2004) o que impulsiona de forma correta ou não a vida de uma empresa é o estoque, e o que viabiliza e faz com que a empresa se torne competitiva é o correto e eficaz gerenciamento de estoque, contribuindo paraa satisfação do cliente final.


OBJETIVO


O presente trabalho tem como objetivo avaliar e propor parâmetros de controle de estoque, trazendo como justificativa a importância do estoque para empresas de varejo, tendo um investimento mínimo com um retorno financeiro esperado, demonstrando o momento correto para efetuar o pedido de compra da matéria prima, executando o nível de serviçodesejado.


METODOLOGIA



Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica sobre controle de estoque, e estudo de caso colocando em prática as teorias contidas neste processo logístico. O estudo foi realizado em uma empresa de recarga de toner para impressora a laser, localizada na região central do estado de São Paulo. Atuante neste mercado há mais de seis anos, possui seisfuncionários, sendo dois técnicos que efetuam a busca e entrega e a instalação dos toners e cartuchos, duas funcionárias no laboratório jato de tinta, responsáveis pela recarga dos mesmos, uma pessoa no laboratório do toner e uma secretária que controla fluxo das operações, chamada neste estudo de empresa X.
Conforme Gil (1996), estudo de caso é uma análise aprofundada de um ou maisobjetivos (casos), para que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Seu objetivo é aprofundar o conhecimento acerca de um problema não suficientemente definido, visando estimular a compreensão, sugerir hipóteses e questões ou desenvolver a teoria.
Foram coletados dados do mês de julho a dezembro de 2012 referentes ao movimento de vendas das recargas dos toners, modelos 12A, 49A, 53A, 35A...
tracking img