Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Estoque

O Controle de Estoque é uma área muito importante de uma organização. Com o controle de estoque é possível prever o quanto que será necessário comprar ou produzir no próximopedido para o fornecedor.
Diante de diversos métodos existentes para o controle de estoque, os mais tradicionalmente utilizados são:
* Métodos de Empurras Estoques (Tipo Push): Utilizado,especialmente, quando há mais de um depósito no sistema de distribuição. Ocorre quando o que é produzido é maior que a necessidade dos estoques.

* Métodos de Puxar Estoques (Tipo Pull): Apenaso estoque necessário para se atender a demanda daquele produto precisa ser mantido. As quantidades mantidas tendem a ser menores do que no outro método. Um dos sistemas mais conhecidos de puxarestoques é o “estoque para a demanda”, em que os níveis de inventário são mantidos proporcionalmente às previsões das demandas dos clientes.

Os estoque podem ser controlados, adotando-se diversostipos de critérios. Se considerarmos a natureza de sua demanda teremos 5 classificações:
* Estoque de Demanda Permanente: São os estoques que os produtos requerem ressuprimento continuo, poissão consumidos durante todas as fases do ano:
Exemplo: Sabonete, Creme Dental, etc.

* Estoque de Demanda Sazonal: São os estoques de produtos comercializados em determinado momento do ano.Exemplo: Ovo de Páscoa, Árvore de Natal, etc.

* Estoque de Demanda irregular: São estoques cuja venda de seus produtos não pode ser prevista na integra.
Exemplo: Automóveis a gasolina xAutomóveis a álcool.

* Estoques de Demanda em declínio: Ocorre no caso de produtos que estão sendo retirados do mercado em razão do declínio da demanda.
Exemplo: Fitas VHS x DVDs.

* Estoquede Demanda Derivada: Ocorrem no caso de itens que são usados na linha de produção de alguns produtos acabados.
Exemplo: Pneus de Automóveis em razão das vendas do produto acabado, que é o...
tracking img