Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE ESTOQUES
RESUMO
Em toda indústria onde há um processo produtivo ocorre a movimentação de materiais, que na maioria das vezes as empresas não se dão conta do alto custo que a movimentação de materiais agregam ao produto, pois se a movimentação fosse tratada como um problema separado dos demais, pode-se concluir que a simples redução ou eliminação dos trajetos percorridos pelomaterial em suas etapas do processo produtivo seria a melhor solução. Contudo, essa solução simples poderia trazer ociosidade de pessoal e de equipamentos em diversos locais, aumentando os custos de produção.
A soma dos custos decorrentes com armazenagem e manutenção de materiais compõe os custos de estoques de materiais. Esse custo deverá ser agregado ao custo do produto/serviço. Daí anecessidade de se racionalizar e minimizar os custos de estoques.


1. O ESTOQUE
O estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro. Tem, como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos.
Sua formação é onerosa, uma vez que representa de 25% a 40% dos custos totais. Com o propósito de se evitar o descontrole financeiro, énecessário que haja uma sincronização perfeita entre a demanda e a oferta de mercadorias. Como isso é impossível, deve-se formar um estoque essencialmente para atender a demanda, minimizando seus custos de formação
2. Finalidades dos Estoques
Os estoques servem para muitas finalidades. Entre elas, podem-se citar:
• Melhoram o nível de serviço;
• Incentivam economias na produção;
• Permitemeconomia de escala nas compras e no transporte;
• Agem como proteção contra aumentos de preço;
• Protegem a empresa contra incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento;
• Servem como segurança contra contingências.

3. Custos do Estoque

a. Custos de Manutenção de Estoque: relativos à manutenção de certa quantidade de itens por um período de tempo. Representa uma série de custosdiferentes, como o custo de imobilização de capital. O capital imobilizado nos estoques poderia estar sendo investido, por exemplo, no mercado financeiro. Além disso, devem-se considerar, também, os custos com impostos e seguros, custos de armazenagem, custos associados ao risco de se manter estoques. Nos EUA, tradicionalmente, o custo de manutenção de estoques costuma assumir o patamar de 25% dovalor médio dos produtos ao ano.
b. Custos de compras: custos das quantidades requeridas para a reposição do estoque. Os custos de aquisição incluem, especificamente: custo de se processar pedidos, custo de envio do pedido até o fornecedor, custo de preparação da produção, custo de manuseio ou processamento realizado na recepção e custo do preço da mercadoria;
c. Custos de Falta: custos que ocorremno caso de haver demandas por produtos em falta no estoque. Podem ser custos de vendas perdidas ou de atrasos.

V. 5 - CONTROLE DE ESTOQUE DENTRO DO P.C.P.
A parte mais delicada é, possivelmente mais importante do planejamento da produção, diz respeito ao planejamento e controle do estoque. E fato notório que a dificuldade de obtenção da matéria-prima no prazo necessário, na quantidadee qualidade desejadas, cria sérios problemas aos responsáveis pelo planejamento da produção em grande número de nossas empresas.

4. Algumas técnicas de controle de estoques

Diante dos diversos métodos existentes para o controle de estoques, os mais tradicionalmente utilizados são:
a. Métodos de empurrar estoques (tipo push): utilizado, especialmente, quando há mais de um depósitono sistema de distribuição. Ocorre quando o que é produzido é maior que a necessidade dos estoques.
b. Métodos de Puxar Estoques (tipo pull): Apenas o estoque necessário para Logística e Distribuição se atender a demanda daquele produto precisa ser mantido. As quantidades mantidas tendem a ser menores do que no outro método. Um dos sistemas mais conhecidos de puxar estoques é o “estoque para a...
tracking img