Controle de estoque - sistema de informações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é apresentar elementos teóricos que devem orientar a concepção e o funcionamento de um sistema de informações voltado para a otimização do resultado econômico. Parte-se do princípio de que a informação é um recurso essencial à eficácia organizacional e, por isso deve se revestir de características que ajudem os gestores a identificar eselecionar as melhores alternativas de decisão.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS DO SISTEMA 4
Objetivo geral 4
Objetivos específicos 4
GESTOR DO SISTEMA 5
PRINCIPAIS USUÁRIOS 6
CUSTOS DE AQUISIÇÃO E DE PRODUÇÃO – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO 7
1. INTRODUÇÃO 7
2. CUSTO DA PRODUÇÃO 7
3. AQUISIÇÃO DE BENS DE CONSUMO EVENTUAL 7
4. QUEBRAS OU PERDAS 8
5. LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DOSESTOQUES 8
6. DETERMINAÇÃO DO CUSTO PARA FINS DE APURAÇÃO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES 9
7. AUSÊNCIA DO SISTEMA DE CONTABILIDADE DE CUSTO INTEGRADO 9
8. PARCELA DO ICMS 10
9. AJUSTES NA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES E CONSTITUIÇÃO DE PROVISÃO AO VALOR DE MERCADO 10
FUNÇÕES OU MÓDULOS DO SISTEMA 11
OPERACIONALIDADE 12
INTERFACE COM OUTROS SISTEMAS 13
SUPORTE DE DADOS DE ENTRADA 15PRINCIPAIS SAÍDAS 16
BENEFÍCIOS ESPERADOS 17
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

A empresa retratada no nosso trabalho é uma instituição com fins lucrativos, de caráter comercial. A Andando Calçados Ltda. Foi instituída em abril de 1975 na Capital de Pernambuco, e desde sua abertura é a líder no mercado de calçados. nada é produzido nem reformado na empresa.
Para melhor entendermoso processo de controle de estoques é importante haver o conhecimento do que é estoque e controle separadamente. Podemos definir controle como uma composição do processo administrativo da empresa, que consiste em conferir se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades planejadas para aquele determinado período de tempo.
O conceito de estoque que são bens adquiridos ou produzidospela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal de suas atividades, ou seja estoques significa o conjunto de mercadorias à disposição de vendas.

OBJETIVOS DO SISTEMA

Objetivo geral

Estabelecer o controle de entradas e saídas das mercadorias.

Objetivos específicos

Controlar o fluxo das operações de compra e vendas de mercadorias que permitem saber aqualquer instante o estoque final e os valores correspondentes para fins de necessidades gerenciais e fiscais que tem por objetivo a atualização dos estoques para revenda.
Mensurar o custo dos estoques através do preço de aquisição e seus decorrentes custos financeiros, tributários, administrativos provenientes das compras de mercadorias, de sua armazenagem e manutenção.
Atender aos finslegais relacionados ao pagamento e recuperação de tributos, aos livros fiscais obrigatórios.
Registrar através das notas fiscais, onde será informado o fornecedor, a data da compra e a quantidade para o cadastro no sistema.
Utilizar um critério contábil PEPS, UEPS ou Médio para facilitar o trabalho dos empregados do estoque e também ser aceito por entidades fiscais.

GESTOR DO SISTEMAO gestor é aquele que administra o sistema. O papel do gestor e essencial para um bom funcionamento do sistema, pois é o mesmo que verifica se o sistema esta de acordo com as necessidades da empresa. No caso do sistema de controle do estoque o gestor é o gerente do estoque.

As principais atribuições do gestor do sistema de estoque são:

• Manter o sistema sempre adequado aos objetivosda empresa.
• Manter o sistema sempre atualizado.
• Captar as necessidades do usuário.
• Verificar se as quantidade de bens estão declaradas corretamente.
• Verificar se os bens foram custeados e avaliados de acordo com os princípios de contabilidade e de acordo com a legislação pertinente.

PRINCIPAIS USUÁRIOS

Funcionários responsáveis pelas entradas e saídas do...
tracking img