Controle de carga de um compressor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de curva de carga de um compressor industrial
AR COMPRIMIDO Ar comprimido está cada dia mais presente em todos os processos industriais, além de outros usos. Com enorme variedade de produtos e ferramentas pneumáticas; com tecnologia cada vez mais avançada é impossível imaginar uma indústria que não a utilize.É uma energia limpa, facilmente transportável, os equipamentos são leves ecompactos, não há risco de choque elétrico, não gera resíduos etc.Porém é também muito comum a pouca atenção que se presta a este tipo de energia.

GASTOS COM AR COMPRIMIDO Em especial, o que torna caro o ar comprimido é o consumo de energia elétrica necessário para produzi-lo. O custo de um sistema de ar comprimido é afetado diretamente pelo consumo de energia elétrica e representa ao longo de umperíodo de 10 anos em 76% do custo global. Com a perspectiva de aumento crescente de energia elétrica e os notórios problemas do aquecimento global devido às emissões de gases, do efeito estufa, torna-se indispensável uma consciência ecológica de aumentar a eficiência energética de todos os sistemas empregados Além do mais os projetos de usinas hidroelétricas são demorados e caros, e com agressãoao meio ambiente, o mesmo ocorrendo com usinas nucleares. Em dezembro de 2006, foi feito um teste de desempenho em usina termoelétrica, para verificar a possibilidade de uso de gás natural, com resultados nada alentadores. 1

Para iniciar o tema específico de ar comprimido, vamos rever alguns conceitos básicos, do mais importante das dimensões do sistema, pressão. Porque para dimensionar tantoos equipamentos, quanto as redes, pressão e vazão , são os parâmetros que devem estar muito bem definidos. O ar que nos rodeia, o qual respiramos, é que compõe a atmosfera é assim chamado de ar atmosférico e têm sua composição formada pelos elementos apresentados em forma de vapor de água, monóxido de carbono, hidrogênio, etc.

Pressão é a razão de uma força em uma área. Assim a pressãoatmosférica, é a pressão da camada de ar atmosférico. Esta pressão ao nível do mar é de 1.033 bar. Esta unidade de medida é muito próxima a 1Kgf/cm2. Esta medida é usada no sistema métrico.O sistema inglês usa como medida a força de uma libra (pound), em uma área de 1 polegada quadrada (square inch). Onde uma libra equivale a 0,4536 kg e uma polegada quadrada é uma área de 6,4516 cm2. A abreviatura psirepresenta a pound square inch. A pressão de 6 bar é considerada a pressão econômica e em geral os equipamentos pneumáticos, são projetados para trabalhar com esta pressão. Como dizemos que a pressão atmosférica é a pressão exercida pela camada de ar atmosférico é natural que esta pressão diminua na medida em que vamos nos afastando do nível do mar. Quanto maior a altitude, menor será a pressãoatmosférica.

2

COMPONENTES DO COMPRESSOR

3

DIMENSIONANDO O COMPRESSOR É bastante usual que se escolha o equipamento mais barato sem levar em conta que em um período curto de tempo, se verifica que o barato sai caro. A vazão necessária e a pressão de trabalho são os primeiros parâmetros a ter em conta, sem esquecer de uma reserva para ampliações de médio prazo.Isto também é válido para odimensionamento das tubulações. Um acréscimo de 10% no diâmetro calculado, diminui 32% a perda de carga dessa tubulação. O local onde o compressor será instalado, também é de suma importância. A temperatura ambiente e a limpeza do ar aspirado são fatores fundamentais na vida útil do equipamento, minimizando as manutenções e de economia. Vale lembrar que uma redução de 3°C na temperatura do araspirado, representa uma economia de 1% no consumo da energia elétrica.

4

REDE DE DISTRIBUIÇÃO Rede de distribuição: Aqui reside uma das maiores ou a maior de todas a causas de desperdiço do sistema de ar comprimido. Estamos falando de vazamentos e eles encontram-se em especial onde tubos e conexões se unem para formar a rede. As normas internacionais aceitam vazamentos de até 5% da capacidade...
tracking img