Controle da natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Como o controle da natureza pelo homem influenciou na organização das sociedades?
O homem sente a necessidade de se agrupar, formando uma sociedade. Mas, para tanto é necessário que os conflitos sejam resolvidos. Para isso, é preciso controlar a natureza do próprio homem, trazendo um equilíbrio para a sociedade.
2. Discorra sobre a relação que se estabelece entre os três elementoscaracterísticos da sociedade.
Para se formar uma sociedade, precisa-se agrupar três fatores: finalidade social, manifestação de conjunto ordenado e poder social. Uns grupos de pessoas se unem com um objetivo, chamado de finalidade social (a finalidade é o bem comum que busca a criação de condições que permitam a cada homem e grupo social a consecução dos seus fins particulares). Para assegurar que essegrupo de pessoas alcance a finalidade, o conjunto abre manifestações que, para preservar a ação harmônica e garantindo as liberdades, precisam ser ordenadas. E, para assegurar o funcionamento e a organização de tudo isso, existe o poder social.
3. Faça uma análise comparativa entre os possíveis efeitos gerados numa sociedade qualquer pela adoção da teoria determinista ou da teoria finalista(você poderá usar exemplos).
A adoção da teoria determinista por uma sociedade poderia gerar estagnação, uma vez que a escolha já estaria pré-determinada no interior da mente de cada homem, não tendo assim, estímulos para crescimento social, já que tudo estaria muito bem determinado. Não haveria, então, uma finalidade social. A adoção da teoria finalista por uma sociedade geraria crescimento.Essa teoria diz que o homem é livre para escolher de acordo com suas vontades e principalmente finalidade. Seria uma sociedade em que todos visariam uma finalidade social, por fim, um bem comum.
4. Qual o significado o ideal de bem comum deveria assumir nas sociedades?
O conceito de bem comum nada mais é que é o fim a ser atingido pela sociedade humana. Sendo a sociedade composta por váriosseres que querem alcançar determinados objetivos, o eram comum seria a soma de todos esses objetivos, favorecendo o desenvolvimento da sociedade e do próprio homem.
5. Qual a importância da reiteração e da adequação das manifestações sociais para o êxito da finalidade social?
A importância da adequação e reiteração para alcançar a finalidade social é que isso mostra como se pode atingir aosobjetivos. A reiteração são manifestações que se repetem periodicamente, aumentando a pressão social aos órgãos competentes, atingindo a finalidade. A adequação é a característica da “ponderação”. Não se pode superexaltar um fator em detrimento de outros (ordem pública, fatores econômicos) Enfim, significa “façam suas manifestações, desde que não prejudiquem e envolva outros fatores da sociedade”.6. Diferencie as normas morais das normas jurídicas.
As normas morais são atitudes e ações mais tradicionais. Apóiam-se em preceitos da educação, da família. É resultado da pressão interna e advem da consciência do ser humano. Já as normas jurídicas, são resultantes do Direito, da aplicação das leis, feitas com o intuito de regular a sociedade. É resultado de pressão externa, exigindo-se que ascumpram sob o risco de punição das autoridades.
7. Apresente exemplos identificados no seu cotidiano que confirmem a teoria naturalista da origem da sociedade.
A teoria naturalista do surgimento da sociedade diz que o homem é um animal político por natureza, portanto ele vai sempre tentar se associar a outros, pois, somente seres irracionais ou de natureza vil, procuraria viver isolado dosoutros homens. Exemplo disso são as greves sindicais. Para garantir seus direitos, os trabalhadores se unem e assim se sentem mais fortes para manifestar. Eles precisam uns dos outros para que o seu ideal seja alcançado. O casamento também é uma manifestação do estado de natureza. O homem necessitada associar-se a outro para satisfazer todas as suas necessidades, se beneficiando dos conhecimentos,...
tracking img