Controle da buva na soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DA BUVA NA CULTURA DA SOJA
ANDRADE, Bruno José Mariano


RESUMO
A soja no Brasil é a cultura de maior cultivo e é o segundo maior produtor no mundo perdendo apenas para os Estados Unidos, pois o interesse mundial na soja é, em grande parte, devido ao teor elevado de proteína de seus grãos, cerca de 40%, constituindo uma fonte importante para a alimentação humana e dos animais. Oobjetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os danos da buva na cultura da soja.

PALAVRAS-CHAVE: soja, controle da buva

ABSTRACT

The soybean crop in Brazil is growing larger and is the second largest producer in the world behind only the United States as the world's interest in soybeans is largely due to the high protein content of its grain, about 40 %, constitutingan important source for human and animals. The aim of this study was a literature review about the harms of horseweed in soybean.

KEYWORDS: soybean, horseweed

1.INTRODUÇÃO

Atualmente, principalmente na região Sul do Brasil, biótipos resistentes de buva (Conyza spp.) vem causando grandes prejuízos aos produtores de soja, que estão encontrando dificuldade em controlá-los.
Esta invasoraque tanto preocupa técnicos, pesquisadores e produtores, por ser uma invasora de difícil controle, deve merecer atenção especial. O controle da buva deve ser efetuado principalmente na entressafra, ou seja neste momento, por duas razões: a primeira que o banco de sementes já encontra-se germinado e com tamanho ideal de controle, pois se a invasora ultrapassar os 10 a 15 cm fica mais difícilcombatê-la. A segunda razão é que neste momento o custo de controle é mais barato e com possibilidades maiores de ser eficaz. Mas lembre-se: o produto que é utilizado pela maioria dos agricultores (Metsufuron Methyl) deverá ser aplicado em condições ideais, ou seja na dose correta, acompanhado de adjuvantes, com temperatura ideal acima dos 15 graus centígrados e, principalmente, respeitando umintervalo de 50 a 60 dias em relação ao plantio da soja, pois se mal manejado além de não obter bom controle, traz prejuízos para a cultura seguinte.
A buva está presente principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e existem duas espécies de buva: a Conysia Canadensis, que é a buva com folha recortada nas bordas, e a Conysia Bonariensis que tem folha lisa nas bordas, sendo as duasespécies de difícil controle. Suas sementes são facilmente transportadas pelo vento, por serem de uma pluma muito leve que em uma única semente ultrapassa os 35 km de distância. Ambas possuem também grande capacidade produtiva, pois uma planta pode gerar até 2000 sementes, com grande poder germinativo. Para esta invasora prosperar, basta uma profundidade de 0,25cm, sendo que a maioria germina nasuperfície do solo, necessitando de muita luz. A temperatura ideal para ela germinar e se desenvolver é de 18ºC, sendo que a pesquisa relata que as condições variam de 4 a 35ºC . Para evitar a buva, é fundamental uma boa palhada (cobertura do solo), para não oferecer oportunidade para esta germinar, assim como um controle em conjunto, através da união de todos os produtores, pois pouco adianta umcontrolar e o vizinho não fazê-lo.

2.REVISÃO BIBLIOGRAFICA
O conhecimento da capacidade de interferência de plantas daninhas sobre as culturas é importante na tomada de decisão para realização do controle. De posse dessa informação, conhecendo o preço do produto colhido, o custo do controle e o rendimento estimado da cultura, será possível determinar o nível de dano econômico (NDE) das plantasdaninhas, ou seja, a densidadedessas cuja interferência sobre a cultura superará o custo do controle (RADOSEVICH, S. R. et al., 1997). No Brasil, a aplicação do NDE é uma prática muito difundida na tomada de decisão para controle de pragas e doenças em plantas, porém sua aplicação na área de plantas daninhas ainda é restrita. O cálculo do NDE normalmente considera que o preço da cultura, a densidade...
tracking img